Panorama
 
 
 

IBAMA FAZ OPERAÇÃO KOJIMA NO PARÁ EM HOMENAGEM A SERVIDOR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Belém (01/09/06) - A Gerência do Ibama em Marabá retoma no mês de setembro, a Operação Pacajá agora denominada de Operçaão Kojima, em homenagem ao servidor Júlio Marcos Kojima, falecido em missão. Edivaldo Pereira, gerente do órgão em Marabá, diz que a homenagem é justa, pois o colega morreu pela causa da luta ambiental buscando melhoria de qualidade vida à sociedade amazônica. “Esta com certeza é a melhor maneira de homenagear e demonstrar nossa gratidão pelo amor de Júlio em defesa da natureza”, diz Marcílio Monteiro, superintendente no Pará.

A Superintendência Estadual do Ibama no Pará, registra com pesar o falecimento do servidor do órgão, vítima do acidente ocorrido na terça feira (29) no Km 163 da Rodovia PA-150, trecho entre os municípios de Goianésia e Jacundá no Pará. Kojima integrava a equipe de fiscais do órgão e policiais militares da Polícia Militar na Operação Pacajá. O analista ambiental Patrick Samir, o sargento Juvenal e o soldado Rocha, vítimas também do acidente estão hospitalizados.

O analista ambiental Júlio Marcos Kojima, paulista, 31 anos, solteiro estava lotado há 10 meses na Gerência Executiva do Ibama em Marabá. Kojima recebeu este ano Menção Honrosa assinada pelo Presidente do Ibama Marcus Barros, pela sua participação no Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, no ano de 2005.
Edson Gillet Brasil

Ministra homenageia servidores do Ibama

Brasília (06/09/06) – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, homenageou os servidores do Ibama durante coletiva à imprensa realizada ontem para anúncio da queda prevista de 11% na taxa do desmatamento na Amazônia Legal, de agosto de 2005 a agosto de 2006. Ela concedeu menção honrosa os analistas ambientais Norberto Neves de Sousa, Apoena Calixto Figueroa e Antônio Paulo de Paiva Ganme. O primeiro trabalha na Superintendência do Ibama no Pará; o segundo, na Reserva Biológica do Arvoredo, em Santa Catarina, e o terceiro na Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama, em Brasília. Eles representam respectivamente as antiga, nova e novíssima gerações de servidores do Ibama.

A ministra credita a projeção da queda ao trabalho integrado de prevenção e controle desenvolvido, desde 2003, por 12 Ministérios, coordenados pela Casa Civil – que, além de ações de planejamento de infra-estrutura, ordenamento agrário, estímulo à economia sustentável, incluiu a criação de quase 200 mil quilômetros quadrados de unidades de conservação federais e a intensificação das ações de monitoramento e controle, realizadas pelo Ibama. “A homenagem da ministra aos servidores do Ibama é o reconhecimento do valioso trabalho realizado pelos servidores, especialmente os que compõem as equipes que estão na linha de frente das operações de monitoramento e fiscalização”, destaca o presidente substituto do Ibama, Valmir Ortega.

Segundo o Diretor de Proteção Ambiental, Flávio Montiel, o momento é de reavaliar ações e estabelecer novas estratégias que acompanhem a dinâmica imprimida pelos infratores. “Precisamos ampliar o nível estrutural, buscando melhorar as condições de trabalho dos servidores e atuar em parceria na capacitação dos servidores dos estados para também atuarem nas ações de monitoramento e controle”, afirmou Montiel.

A Coordenação de Fiscalização Ambiental desenvolveu, nos últimos 12 meses, 106 operações de combate ao desmatamento nos nove estados que compõem a Amazônia Legal.
Kézia Macedo

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.