Panorama
 
 
 

IBAMA LANÇA NOVO SISTEMA PARA CONTROLRA PRODUTOS FLORESTAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Novo sistema para controlar transporte de produtos florestais já está em funcionamento

1 de Setembro de 2006 - Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil - São Paulo - Entrou em funcionamento hoje (1º) o novo sistema de controle de transporte de produtos florestais. Totalmente eletrônico, o Documento de Origem Florestal (DOF) foi elaborado para oferecer mais eficiência na fiscalização ao governo federal e estadual.

O DOF começou a ser desenvolvido em 2003 e substituirá a Autorização para Transporte de Produtos Florestais (ATPFs). A nova ferramenta foi lançada hoje pelo ministério do Meio Ambiente, durante a 48ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), realizada em São Paulo para comemorar os 25 anos da entidade.

Segundo o diretor de Florestas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Antonio Carlos Hummel, o novo documento garante transparência à população.

“A ATPF era um documento impresso que levava a manipulação por várias pessoas e amplas possibilidades de fraude. Com o novo sistema, vamos trabalhar a gestão da informação. Ou seja, fraudar um banco de dados estruturados é muito mais complexo”.

Ele explicou que, além de não ser mais preciso pagar para obter o formulário, quem tem crédito legal de maneira certificada no país precisa apenas acessar o sistema e imprimir o documento.

Hummel disse que, para tornar a fiscalização eficaz, o Ibama usará ferramentas como consultas na internet e nos relatórios gerenciais emitidos às equipes de fiscalização que estarão em campo; sistema de rastreamento via satélite; e a Linha Verde, uma linha de telefone gratuita por meio do qual a população pode se informar sobre a legalidade da madeira.

Com os rastreadores adaptados nos veículos, os fiscais poderão conferir se o DOF portado pelos motoristas dos caminhões que estão transportando a madeira está correto.

“Se não for, imediatamente o Ibama faz a apreensão da carga, do caminhão e, dependendo das condições, criminaliza a pessoa física que está transportando aquela madeira”.

Ele ponderou que, embora o novo sistema signifique um “salto de qualidade”, não é possível garantir que ele seja infalível.

“Nenhum sistema tem eficiência 100% contra fraude, mas, certamente, estamos saindo da idade da pedra para a era da informática na área de controle de produtos florestais no país”.

Para usar o DOF, o usuário precisará ter seu registro no Cadastro Técnico Federal e, a partir daí, entrar na pagina do Ibama (www.ibama.gov.br), onde encontrará um link para os serviços on-line do órgão.

Transporte de produtos florestais terá novo sistema de controle

1 de Setembro de 2006 - Agência Brasil - São Paulo - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, lança hoje (1°), às 9 horas, no Sesc da Vila Mariana em São Paulo, o novo sistema de controle do transporte de produtos florestais, o DOF (Documento de Origem Florestal). Inteiramente eletrônico, o sistema deve oferecer aos governos federal e estaduais mais eficiência na fiscalização. O DOF substituirá a Autorização para Transporte de Produtos Florestais (ATPFs).

O lançamento será durante a 48ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que está completando 25 anos.

Ibama vai intensificar revisão de autorizações ambientais

1 de Setembro de 2006 - Carolina Gonçalves - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - A prisão de um grupo de funcionários do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que emitia autorizações ambientais em troca de benefícios pessoais deve acelerar o ritmo das revisões de laudos emitidos pelo órgão. Só neste ano, já foram revisados laudos ambientais que permitiam construir e desenvolver a em áreas de preservação de três municípios do estado.

Segundo o superintendente do Ibama no Rio de Janeiro, Rogério Roco, foram suspensas, por exemplo, autorizações para obras na região da Lagoa de Itaipu, em Niterói. Em fevereiro deste ano, técnicos também reavaliaram documentos que aprovam construções e atividades pesqueiras em áreas ambientais de Angra dos Reis e Paraty. A região, onde cresceu a especulação imobiliária, era também foco da atuação de parte do grupo preso pela Operação Euterpe da Polícia Federal.

O esquema foi descoberto pela Polícia Federal que investigava as fraudes desde o ano passado. Até ontem (31) à noite, 31 pessoas haviam sido presas, entre elas servidores, empresários e comerciantes de pescado. “A equipe [dos funcionários do Ibama que foram presos] é pequena, representa menos de 10% do efetivo do Ibama no Rio. A grande maioria é honesta e trabalhadora”, defendeu o superintendente, em entrevista ao programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional.

Roco disse também que setores como a fiscalização e a área técnica estão vulneráveis a desvios de conduta. “Um servidor que pode autuar, como permite hoje a Lei de Crimes Ambientais, uma atividade ilícita com multas que vão de R$ 50 a R$ 50 milhões, detém um poder muito grande e o risco de desvio, em função da aquisição de benefícios para si”, alertou.

Documento de Origem Florestal evitará fraudes nas autorizações para transporte, diz coordenador do Ibama

5 de Setembro de 2006 - Aline Bravim e Juliane Sacerdote - Da Agência Brasil - Brasília - O Documento de Origem Florestal (DOF), emitido por meio de sistema informatizado, facilitará a fiscalização da emissão de autorizações para transporte de madeira e evitará as fraudes, segundo o coordenador geral de Gestão de Recursos Florestais do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), José Humberto Chaves.

“O antigo modelo admitia falsificação das vias de Autorizações para Transporte dos Produtos Florestais (ATPFs), uma guia impressa pela Casa da Moeda e preenchida manualmente, sem tecnologia ligando os postos de fiscalização nas estradas”, afirmou Chaves.
Com banco de dados centralizado, o sistema permitirá o acesso de usuários cadastrados pelo Ibama, que também será responsável pela fiscalização do novo modelo.

Em vigor desde sexta-feira (1º), ele substitui o Sistema de Controle de Madeira Serrada Contingenciada (Sismad) e será complementado pelo Sistema Integrado de Monitoramento e Controle dos Recursos e Produtos Florestais (Sisprof), que gerencia as autorizações para desmatamento e exploração da Amazônia.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.