Panorama
 
 
 

IBAMA REALIZA SEMINÁRIOS PELO BRASIL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Seminário Nacional avalia atuação de Comissões Técnicas Tripartites Estaduais

Recife (08/09/06) - O Superintendente do Ibama em Pernambuco, João Arnaldo Novaes, participou do I Seminário Nacional das Comissões Técnicas Tripartites Estaduais, nos dias 29 e 30 de agosto, no Teatro do SESC Vila Mariana, em São Paulo. O encontro reuniu os membros da Comissão Tripartite Nacional e das Comissões Técnicas Tripartites Estaduais para avaliar o processo de organização do primeiro período de funcionamento, definir estratégias para a consolidação das comissões e propor uma agenda para garantir a rearticulação e o funcionamento das comissões em 2007.

O fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA) e o papel das Comissões Tripartites na Política Nacional de Meio Ambiente, do Programa Nacional de Capacitação (PNC) e do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (SINIMA) também foram debatidos no evento.

O seminário contou com a presença de membros das Comissões Técnicas Tripartites Estaduais e Nacional, da Comissão Técnica Bipartite do Distrito Federal e dirigentes nacionais do Ibama, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA), da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMA), além das Federações de municípios.
Eduardo Albuquerque

I Seminário “Viver do Cerrado” em Goiás

Goiânia (05/09/06) - No próximo dia 22 de setembro, a partir das 8 horas, acontece em Mambaí, Goiás, na Área de Preservação Ambiental (APA) Nascentes do Rio Vermelho, o I Seminário “Viver do Cerrado”. O objetivo do evento é proteger os meios de vidas e a cultura das populações locais, assegurando-lhes o uso sustentável do Cerrado, por meio do aproveitamento e beneficiamento com fins alimentar de seus frutos, agregando-lhes valores para comercialização nos grandes centros.

Neste seminário será apresentado aos presentes as perspectivas governamentais e as reais possibilidades de criação de novas unidades de conservação para o Nordeste Goiano, com vistas à manutenção do equilíbrio ambiental e promoção de melhor qualidade de vida para esta e as futuras gerações.
Mirza Domiciano Nóbrega

Ibama/MG e MMA promovem seminário sobre Cerrado

Belo Horizonte (01/09/06) – Em comemoração ao Dia Nacional do Cerrado – 11 de setembro -, o Ibama/MG e o MMA promovem, de 11 a 13 de setembro, em Belo Horizonte, o primeiro seminário sobre o Uso Sustentável do Cerrado na Bacia do Rio São Francisco. As inscrições são gratuitas e limitadas a 180 vagas. Até agora cerca de 80 pessoas já se inscreveram.

Dentro do seminário serão apresentados três simpósios: Políticas Públicas para o Bioma Cerrado; Extrativismo, Agricultura Familiar e Redes Solidárias no Cerrado Mineiro; e Diversidade Cultural do Bioma Cerrado.

A abertura do evento contará com a apresentação do Coral do CREA-MG e produtos do cerrado serão servidos no coquetel. Cachaça, biscoitos, rapadura, sucos, dentre outros produtos cedidos por agricultores e extrativistas da região norte de Minas. A palestra inicial será feita pelo Diretor de Desenvolvimento Socioambiental do Ibama, Paulo Oliveira.

Nos outros dias, haverá lançamento dos livros dos professores Carlos Walter Porto Gonçalves – Geografando nos varadouros do mundo, Edições Ibama – e Ricardo Ribeiro – Florestas Anãs do Sertão, o cerrado na história de Minas Gerais. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: ascom.mg@ibama.gov.br ou pelo telefone (31) 3299-0826.
Valdo Veloso

Seminário discute pesca no estuário da Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul

Porto Alegre (01/09/06) – Entre os dias 22 e 24 de agosto, a Superintendência do Ibama no Rio Grande do Sul e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) realizaram, em Rio Grande, o Seminário “Enfoque ecossistêmico para a pesca no estuário da Lagoa dos Patos e zona costeira do RS”. A reunião faz parte de um projeto piloto da FAO e Ibama sobre a implementação do enfoque ecossistêmico na pesca marinha no Brasil e teve como objetivo a identificação de questões ecológicas, socioeconômicas e institucionais que afetam a sustentabilidade da pesca artesanal no estuário da Lagoa dos Patos e a pesca de emalhe costeiro local.

O evento foi realizado nas dependências da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Segundo o analista ambiental Sandro Klippel, que participou do encontro, representando a Superintendência do Ibama/RS, a reunião destacou o estado dos estoques alvo da pesca, os impactos e interações da pesca com os ecossistemas marinho e estuarino, as condições de trabalho, renda e acesso a serviços sociais que afetam o bem-estar social dos pescadores, assim como os aspectos institucionais que afetam a gestão da pesca.

Conforme o analista ambiental, os resultados obtidos na reunião serão usados para subsidiar um programa de atividades específicas voltadas ao desenvolvimento de ações voltadas ao manejo daquele ecossistema. Participaram da reunião, representantes do Departamento de Pesca da FAO, Coordenação Geral de Gestão de Recursos Pesqueiros do Ibama (CGREP), Centro de Pesquisa e Gestão dos Recursos Pesqueiros Estuarinos e Lagunares (Ceperg/Ibama), Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul (Cepsul/Ibama), Secretarias Municipais de Pesca, Colônias e Associações de Pescadores, Pastoral do Pescador, Sindicato das Indústrias de Pesca, ONGs e pesquisadores dos Departamentos de Oceanografia, Matemática e Geociências da FURG e a consultora do Núcleo de Pesca do Ibama, Daniela Gelain.
Maria Helena Annes

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.