Panorama
 
 
 

OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA NO CENTRO DE LANÇAMENTO DE ALCÂNTARA TÊM ACOMPANHAMENTO NO MARANHÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

São Luís (01/09/06) - O Núcleo de Licenciamento do Ibama no Maranhão vem acompanhando o processo de licenciamento ambiental das obras de ampliação da infra-estrutura do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Com esse objetivo, foi realizada vistoria técnica neste mês de agosto junto com equipe da Diretoria de Licenciamento, de Brasília, para analisar a solicitação de obra emergencial de recuperação da pista de pouso e decolagem do CLA.

Além da pista, foram visitadas também as possíveis jazidas onde vai ser feita a exploração do material necessário para a recuperação. No início de setembro devem ser apresentados os relatórios e o tempo de referência da obra. Na mesma ocasião, foi visitada a Agrovila Cajueiro, por onde passará a via de acesso que servirá ao atracadouro do CLA, outra obra que se encontra na fase de licenciamento.

Foi feita reunião com representantes da comunidade, informando-os sobre a natureza da obra e seus direitos, tanto no tocante à indenização para as famílias que eventualmente tenham seus lotes afetados pela estrada quanto à compensação pelos possíveis prejuízos advindos do empreendimento para a comunidade como um todo. Na reunião foi reforçado que nenhuma família seria removida em função da obra.

Também se encontra em andamento uma solicitação de licença para obras de complementação do CLA, envolvendo aspectos como infra-estrutura e esgotamento sanitário. O Núcleo de Licenciamento pretende agora que a consultoria responsável pelas obras faça uma apresentação do projeto ambiental, o que já foi feito em Brasília.

“Nossa idéia, além de acompanhar as vistorias das equipes da Dilic, do Ibama-Sede, destinadas à análise das solicitações de licenciamento, é fazer o monitoramento dessas obras. Queremos acompanhar de perto para ver se as condicionantes das licenças estão sendo cumpridas e se as obras estão sendo executadas de acordo com o projeto apresentado”, afirma o analista ambiental do Núcleo de Licenciamento do Ibama/MA, Ricardo Arruda.

Gasoduto Meio-Norte - Estão também em fase de licenciamento as obras de implantação do Gasoduto Meio-Norte. O Núcleo de Licenciamento Ambiental do Ibama/MA encaminhou recentemente parecer técnico sobre a obra. O Gasoduto Meio-Norte destina-se ao transporte de gás natural do Porto de Pecém, próximo a Fortaleza-CE, até São Luís, passando por Teresina. Está prevista também uma derivação no município de Miranda do Norte, visando futura ampliação do gasoduto para a região de Imperatriz (MA).

O gás natural poderá ser empregado como matriz energética na indústria local, em veículos automotores ou para uso doméstico. Essa obra já tem licença prévia (fase em que é analisada a sua viabilidade ambiental), e foi solicitada agora a licença de instalação, que se destina ao início das obras.

“Queremos que parte dos recursos de compensação ambiental do projeto seja destinado para a Reserva Extrativista do Taim, que se encontra em fase de criação e fica localizada na área de influência do empreendimento. Estamos em contato com o Centro Nacional de Populações Tradicionais (CNPT), para que essa proposta seja aprovada na Câmara de Compensação Ambiental do Ibama”, revelou o analista ambiental Ricardo Arruda.

Na semana passada, o Núcleo de Licenciamento do Ibama recebeu uma solicitação para construção de um aterro sanitário pela Companhia Vale do Rio Doce, na área da Estrada de Ferro Carajás, em Açailândia (MA). Um outro projeto na ferrovia que também está sendo analisado é a ampliação dos pátios de cruzamento, com o objetivo de aumentar sua capacidade de tráfego. O Ibama analisará todas as variáveis sociais e ambientais envolvidas.
Paulo Roberto Araújo Filho e Fábio Sousa

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.