Panorama
 
 
 

ONGS E MOVIMENTOS SOCIAIS MARCAM MANIFESTAÇÃO CONTRA IMPORTAÇÃO DE PNEUS USADOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

4 de Setembro de 2006 - Agência Brasil - Brasília - Representantes do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS) e da Rede Brasileira pela Integração dos Povos (Rebrip), junto com o apoio de várias outras entidades e movimentos sociais estarão hoje (4) à tarde, em frente na Esplanada dos Ministérios, para entregar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva um manifesto contra a importação de pneus usados dos países industrializados. A discussão está na Organização Mundial do Comércio (OMC) e também tramitam no Congresso Nacional dois projetos sobre o assunto.

A data foi escolhida porque hoje está marcada a segunda audiência entre Brasil e União Européia, em Genebra, para discutir o tema na OMC. Os europeus argumentam junto a organização que o Brasil quer barrar a entrada dos produtos por razões comerciais. O Ministério do Meio Ambiente responde que a medida criaria problemas em aterros. Os pneus são também um problema de saúde pública por acabarem virando criadouro para mosquitos transmissores de dengue e febre amarela.

A importação de pneus no Brasil é proibida desde 1991. Mas o Uruguai conseguiu mover uma ação junto ao Tribunal Arbitral do Mercosul e o Brasil passou a importar pneus remoldados do país vizinho em 2002. Esse foi o argumento comercial utilizado pela União Européia para que o governo brasileiro permitisse a entrada desses resíduos no país.

Manifestantes protestam contra importação de pneus usados

4 de Setembro de 2006 - Isabela Vieira - Da Agência Brasil - Brasília - Cerca de 20 representantes da Força Sindical, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e organizações não governamentais, como a Rede Brasileira pela Integração dos Povos (Rebrip), protestam neste momento, em frente ao Congresso Nacional, contra a importação de pneus usados e recapeados. Os manifestantes pretendem entregar um documento com assinatura de 63 entidades aos presidentes da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Eles pedem que as duas Casas barrem um projeto de lei, já aprovado em comissão especial, que libera a importação de resíduos, entre eles pneus usados e reformados. À Casa Civil, também será entregue um documento, pedindo que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, edite medida provisória barrando a compra de pneus.

Representantes do governo brasileiro estão em Genebra, na Suíça, em audiência da Organização Mundial do Comércio (OMC), para tratar da importação desse tipo de produto pelos países em desenvolvimento. União Européia, Estados Unidos e Japão alegam que as restrições impostas pelo Brasil, através dos ministérios do Meio Ambiente, Saúde e Relações Exteriores, têm caráter comercial.

OMC discute importação de bens usados por países em desenvolvimento

4 de Setembro de 2006 - Agência Brasil - Brasília - A Organização Mundial do Comércio (OMC) realiza hoje (4), em Genebra (Suíça) uma nova audiência para tratar da importação de bens usados e remanufaturados pelos países em desenvolvimento. A idéia é defendidas pelos Estados Unidos, Japão e União Européia.

Outro assunto que será discutido é o contencioso que as Comunidades Européias propuseram à OMC sobre as restrições brasileiras à importação de pneus reformados. Os países europeus contestam a medida do Brasil, alegando que a proibição tem caráter exclusivamente comercial. O governo brasileiro defende que as restrições sejam adotadas para proteger o meio ambiente e a saúde da população.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.