Panorama
 
 
 

OPERAÇÃO DANIEL: ADVOGADA PRESA ERA O “ELO” DA CORRUPÇÃO EM RONDÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Ji-Paraná (Rondônia) – Entre os 46 presos pela Operação Daniel até o momento, a advogada Flávia Ronchi Silva era peça-chave do esquema de corrupção, em Rondônia, envolvendo madeireiros, lobistas, servidores do Ibama e policiais rodoviários federais.

A advogada era representante de quase todas as madeireiras que extraíam ilegalmente produtos florestais de Unidades de Conservação em terras indígenas no estado. Em nome deste “consórcio” de empresas, a advogada corrompia servidores do Ibama. Ela tinha ascendência na gerência do Ibama em Ji-Paraná, conforme comprovam depoimentos já tomados pela Polícia Federal.

Em gravações de vídeo autorizadas pela justiça, a advogada aparece oferecendo R$ 5 mil por semana ao analista ambiental autor da denúncia que levou a PF a desmontar a quadrilha, que atuava há anos em Rondônia. Em troca, ele deveria agilizar processos das madeireiras do consórcio, entregar Autorizações de Transporte de Produtos Florestais (ATPFs) em branco e sumir com as primeiras vias desses documentos, usados na venda de madeira ilegal, principalmente para empresas de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Segundo participantes da Operação, a advogada também ofereceu R$ 100 mil para que o analista ambiental liberasse ATPFs à vontade para duas empresas de Rondônia.

A Polícia Federal continua cumprindo mandados de prisão. Dentre os oito foragidos, alguns tentam negociar a rendição.Todos os presos na Operação estão na Superintendência da PF em Ji-Paraná, prestando depoimentos, de onde serão transferidos para a penitenciária local.
Sandra Sato

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.