Panorama
 
 
 

PESCADORES GANHAM SISTEMA DE RASTREAMENTO PARA BARCOS ACIMA DE 15 METROS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

4 de Setembro de 2006 - Thais Leitão - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - Todas as embarcações pesqueiras com comprimento maior do que 15 metros que trafeguem pela costa brasileira serão monitoradas por satélite. A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Rastreamento de Embarcações, que será lançado hoje (4), no Rio de Janeiro, pelos ministros da Pesca, Altemir Gregolin, e do Meio Ambiente, Marina Silva.

Com o sistema, que já funciona e é obrigatório para embarcações estrangeiras arrendadas por empresas brasileiras, vai ser possível saber em tempo real a localização delas, a área e rota onde atuam e sua profundidade.

De acordo com o Ministério da Pesca, esse tipo de informação é fundamental para fiscalizar a atividade pesqueira no país, controlar o tráfego marítimo e garantir mais segurança aos pescadores, em caso de acidente.

O diretor do Sindicato de Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro, José Inácio, lamenta que a medida não seja estendida aos pescadores de menor porte. “O programa vai nos beneficiar, porque, se acontecer um acidente, será mais fácil salvar uma vida sabendo exatamente onde a embarcação está. Mas a quantidade de acidentes que acontecem com embarcações menores é muito maior do que com nossos barcos. Por isso, acreditamos que todo mundo deveria ser monitorado”, afirmou.

Para viabilizar a integração ao sistema, será lançada também uma linha de crédito do Banco do Brasil para que pescadores e armadores de pesca possam adquirir os equipamentos que deverão ser instalados nas embarcações, necessários ao monitoramento. A expectativa é de que até o fim do ano três mil barcos estejam integrados ao programa.

A Marinha vai receber do Ministério da Pesca repasse de R$ 200 mil para realizar a manutenção do sistema.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.