Panorama
 
 
 

PESQUISA E EXTENSÃO ARTICULAM TRABALHO PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

05/09/2006 - A Embrapa Clima Temperado realiza em parceria com a Emater, até a próxima quarta-feira (6), em sua sede, seminário sobre a cultura da mamona, com a participação de técnicos de todas as unidades da Emater do Rio Grande do Sul. No encontro, realizado em Pelotas, os técnicos recebem informações sobre produção, variedade e rentabilidade do cultivo de mamona no Estado, além de outros dados relevantes para a atividade. A mamona está sendo apresentada como solução para a carência do petróleo e como fonte de energia renovável. O produto tem 47% de óleo vegetal, insumo necessário para a produção da agroenergia.

Segundo o coordenador da reunião, pesquisador Sérgio Delmar dos Anjos e Silva, este é o primeiro treinamento técnico sobre o sistema de produção da cultura da mamona no Rio Grande do Sul. Para o gerente da Emater Regional de Pelotas Clovis Roberto Costa Vitoria, “ainda é preciso promover mais cursos, tanto para os técnicos da Emater, quanto para produtores rurais de suas regiões”.

O Brasil apresenta como diferencial “terras disponíveis, localização geográfica privilegiada e competência técnica e produtiva para o cultivo da mamona” diz o pesquisador da Embrapa Clima Temperado Marcio Magnani. Os pesquisadores observam que hoje em dia a procura dos produtores pela mamona cresceu devido ao avanço das pesquisas com o biocombustível e conseqüente garantia da compra do produto.

A Embrapa Clima Temperado já é referência nacional nas pesquisas com a cultura mamona. Segundo os organizadores do encontro, o projeto mamona estabeleceu três metas para sua realização: compra de maquinários para a demonstrar a transformação da oleaginosa em biodiesel; treinamento e o estabelecimento de unidades de formação nas regiões do RS.

Este treinamento também referenda o que foi acertado na recente edição da Expointer, quando a Embrapa Clima Temperado assinou contrato de cooperação técnica com a Emater com o objetivo de implantar unidades de observação de cultivares de mamona. No convênio estão previstas ações destinadas à avaliação do desempenho agronômico e fenológico e trata de auxiliar no zoneamento e execução de programa de capacitação técnica da mamona.

Depois de ganhar destaque internacional com o Proalcool nos anos 70, o Brasil está adiantado no processamento do biodiesel. Trata-se de tecnologia mais limpa que, segundo as pesquisas, reduz em 90% as emissões de fumaça e extingue a emissão de óxido de enxofre. Criado com a marca da inclusão social, o uso de biodiesel tem muito para crescer e é justamente isso que anima técnicos e produtores rurais.

Conforme a Medida Provisória 214, do Governo Federal, a partir de 2008 será obrigatória a mistura de 2% de biodiesel no diesel do petróleo. Cria-se uma demanda de 1 bilhão de litros/ano desse novo óleo combustível. Para essa produção serão necessários 2 milhões de hectares para o cultivo de oleaginosas de fontes como a mamona.
Antônio Heberlê

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.