Panorama
 
 
 

REUNIÃO DISCUTE MONITORAMENTO DO MEXILHÃO DOURADO NO RIO GRANDE DO SUL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Porto Alegre (06/09/06) - Reunião realizada ontem (5) entre a Superintendência do Ibama no Rio Grande do Sul e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) definiu as ações de preparação para o monitoramento do mexilhão dourado (Limnoperna fortunei) no estado. Além de atender determinação da Justiça, as ações – feitas em parceria com a Sema e suas coligadas - tem por objetivo preparar técnicos e parceiros para a correta abordagem do problema.

Em 1998 foi feito o primeiro registro desta Espécie Exótica Invasora (EEI) no Rio Grande do Sul. Desde então, a espécie vem se dispersando, naturalmente ou devido às ações humanas, por outros rios do Estado. Em 2004, por meio do Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biologia (Probio), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), foi feito um amplo levantamento das espécies exóticas invasoras no Brasil, que permitiu obter um diagnóstico preciso da distribuição do mexilhão dourado no país.

Segundo o analista ambiental Fábio Faraco, do Núcleo de Fauna do Ibama/RS, com base nestes estudos e de relatórios de monitoramento elaborados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), o Ibama está se preparando para iniciar uma capacitação interna e de técnicos da Sema, prefeituras, polícia ambiental e demais parceiros interessados (ONGs, entidades e universidades, entre outros) com o objetivo de realizar uma abordagem correta do problema. Internamente, o Ibama/RS também está constituindo equipe técnica para a execução das ações pertinentes.

Com a elaboração conjunta de um cronograma das principais atividades ambientais, a serem realizadas no Estado, os técnicos irão informar e ministrar cursos aos participantes. As ações incluem oficinas de capacitação de multiplicadores, com informações técnicas sobre o molusco, elaboração e distribuição de material informativo (folders e cartazes) entre os municípios pilotos, que são: Rio Grande, Tapes, Porto Alegre, Estrela e Triunfo.

Também serão desenvolvidas barreiras informativas, que terão como público-alvo empresas de extração de areia, colônias de pescadores, iates clubes e marinas, com objetivo de divulgar medidas que evitem a propagação da espécie. Além disso, técnicos do Ibama estarão visitando locais onde for detectada a presença do molusco para verificar a existência de novos focos e promover ações que impeçam o alastramento da espécie.

Monitoramento - O Núcleo de Fauna do Ibama/RS orienta a população para a dificuldade no controle das Espécies Exóticas Invasoras, (EEI), o que exige, além de trabalhos de prevenção e orientação, a convivência com as mesmas, como já acontece com o javali, a lebre européia, o pardal, o capim annoni e o tojo, entre outras. Em outubro, o Ibama realizará um encontro para discutir o problema das Espécies Exóticas Invasoras.
Maria Helena Annes

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.