Panorama
 
 
 

SEMA/RS: 15 MIL MUDAS PLANTADAS

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Setembro de 2006

Reunião discute Apa do Banhado Grande

06/09/2006 - A comissão responsável pela implantação do Conselho Deliberativo da Área de Proteção Ambiental (Apa) do Banhado Grande realizou reunião, nesta quarta-feira, para definir o formato do conselho. O próximo encontro ocorre no dia 11 de outubro, às 14h, na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e serve para debater o regimento interno.

A criação da Apa do Banhado Grande objetiva conservar o solo e recursos hídricos da região, recuperar as áreas degradadas e compatibilizar o desenvolvimento sócio-econômico com a proteção dos ecossistemas ali existentes. A comissão é formada por 28 entidades representantes de órgãos governamentas e da sociedade civil.

Secretário Dilda recebe Prefeito de Ilópolis

05/06/2006 - O Secretário Estadual do Meio Ambiente, Claudio Dilda, recebeu, nesta terça-feira, em seu gabinete, o Prefeito de Ilópolis, Olmir Rossi, o Assessor de Comunicação da Empresa Lume e o Diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Sema, Rogério Dewes.

A reunião foi para tratar sobre o Seminário Estadual de Ecologia e Meio Ambiente que deverá ser realizado, ainda, neste ano, na cidade de Ilópolis. Conforme o Prefeito Rossi, o principal foco do evento será a “Água” e deverão participar técnicos, produtores, estudantes, poder público e comunidade.

Segundo o Secretário Dilda, a Sema poderá apoiar o Seminário, na definição dos temas, nas palestras, através dos seus técnicos, na divulgação e, também, na montagem do programa que será apresentado no evento.

Matas ciliares da região Central serão renovadas com 15 mil mudas

01/09/2006 - Às margens do Rio Toropi, junto ao Balneário Municipal de Mata, a 384 quilômetros de Porto Alegre, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente lançou nesta sexta-feira (01), na região Central do Estado, uma nova etapa do Programa de Restauração de Mata Ciliar.

A solenidade foi realizada com apoio da prefeitura local e da ONG Banco do Oxigênio, que tem levado o Programa de Mata Ciliar aos produtores locais de arroz e soja, já tendo realizado plantios de espécies nativas ao longo de cursos d’água.

Com a parceria da empresa AES Sul, que doou à Sema 15 mil mudas devidas por reposição florestal obrigatória, a Agência Florestal do Defap em Santa Maria distribuirá as árvores para as prefeituras que procuraram o Programa: Mata, Cacequi, Dona Francisca, Toropi, Ivorá e Restinga Seca.

No evento, o diretor do Defap, João Paulo Steigleder, afirmou que o Programa de Mata Ciliar é uma das prioridades da Sema, ocorrendo em todo o Estado, mas dependendo do grau de entendimento de algumas comunidades a distribuição de mudas é direcionada para essas áreas. João Paulo acrescentou que quando um licenciamento florestal gera medida mitigatória a prioridade é para que essa medida venha a ocorrer na comunidade ou região onde a licença foi concedida. “Como gestores acreditamos que estamos no caminho certo agindo desta forma e quanto mais estreitarmos os laços com os demandatários de nossos serviços na Secretaria, maior será o ganho da natureza e, por conseqüência, da sociedade”, destacou o diretor do Defap.

Também se pronunciaram, a gerente de Meio Ambiente da AES Sul, Gianpaola Ciniglio; o presidente da ONG Banco do Oxigênio, João Batista Misiecviz; e o prefeito de Mata, Welton Malgarin da Costa.

Ainda presentes, o Agente Florestal da Sema em Santa Maria, Moacir Sagrillo; a engenheira florestal do Defap, Lúcia Becker Dilélio; os secretários da agricultura e de obras de Mata, respectivamente Norberto Silva e Trajano Moreira; secretários de agricultura e meio ambiente de Cacequi, Dona Francisa e Ivorá; o presidente do Conselho de Meio Ambiente de Toropi, Carlos Magno Santos; os presidente da Associação dos Produtores de Arroz e Soja de Mata, Roberto Caferete, e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Hermes Tascheto; e o técnico do escritório regional da Fepam, José Antônio Malmann.

Diversas mudas da campanha foram plantadas pelos participantes da solenidade à beira do rio Toropi, no Balneário Municipal.

MATA – O município de Mata é um museu a céu aberto pela preservação de grande quantidade de fósseis vegetais que datam de mais de 200 milhões de anos. Árvores viraram pedra por um processo de fossilização chamado de substituição. Nesse processo, os elementos minerais carregados pela água de percolação substituíram os tecidos da planta, molécula a molécula, preservando a estrutura da planta no detalhe. No mundo inteiro, processo semelhante a esse ocorreu na Patagônia. As árvores petrificadas podem ser vistas em praças da cidade, na arquitetura de casas e em maior quantidade juntas no Jardim Paleobotânico.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.