Panorama
 
 
 

SEMINÁRIOS SOBRE PESCA E ZONEAMENTO ECOLÓGICO NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Seminário mostra sensoriamento remoto aplicado à pesca

Inpe - 04/09/2006 - Analisar o estado de desenvolvimento da pesquisa em conservação e produtividade pesqueira utilizando dados de sensoriamento remoto é o objetivo do 1º Seminário de Sensoriamento Remoto Aplicado à Pesca, que será realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT) nos próximos dias 11 e 12 de setembro. O evento acontece no Auditório da OBT (Observação da Terra) e é coordenado pelos pesquisadores Ronald Buss de Souza e Eduardo Tavares Paes, da Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto.

Durante os dois dias de seminário, profissionais da área de Sensoriamento Remoto do Inpe estarão reunidos com profissionais das áreas da oceanografia, meteorologia, ecologia marinha, biologia da pesca e conservação, para discussões sobre o tema.

A formação e distribuição dos cardumes explorados comercialmente e os grandes deslocamentos observados em certas espécies de peixes só podem ser adequadamente investigados com a utilização de dados obtidos a partir de instrumentos orbitais ou aerotransportados. Estes fornecem uma visão sinóptica dos oceanos que, associada a ferramentas de computação científica, abre novas perspectivas para a descrição e o entendimento das relações entre a dinâmica dos recursos vivos e dos oceanos.

Várias aplicações do sensoriamento remoto têm sido utilizadas no País, tais como: descrição de regiões do oceano favoráveis à pesca de peixes pelágicos, caracterização da formação e dinâmica de estruturas de meso escala (frentes, eddies, vórtices etc, potenciais locais de desova), e a modelagem da dispersão de larvas e ovos de algumas espécies de interesse comercial.

O seminário pretende, ao seu final, estabelecer diretrizes norteadoras da pesquisa sobre conservação e produtividade pesqueira utilizando dados de sensoriamento remoto, bem como lançar bases sólidas para a formalização, nas instâncias de fomento à pesquisa do País e do exterior, de um grupo interinstitucional de estudos na área.
Ana Paula Soares - Assessoria de Imprensa do INPE

Seminário discute zoneamento econômico e ecológico na Amazônia

Museu Goeldi - 04/09/2006 - Dando continuidade aos seminários temáticos no âmbito do Laboratório de Antropologia dos Meios Aquáticos (LAMAq) e Projeto RENAS, será realizada nesta terça-feira (5) a palestra A efetivação do Zoneamento Econômico Ecológico na Amazônia segundo uma concepção territorial de desenvolvimento, a ser proferida pelo pesquisador Rodrigo Peixoto, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

A palestra será realizada às 9h30, na Sala de Reunião da Coordenação de Ciências Humanas, localizada no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, na Av. Perimetral - Belém (PA).
Assessoria de Comunicação Social do Museu Goeldi

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.