Panorama
 
 
 

BRASIL ASSINA ACORDO PARA DESENVOLVIMENTO DE FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Energias alternativas e inovação tecnológica são destaques em acordos entre Brasil e Índia

Cooperação Internacional - 12/09/2006 - Comemorando a visita do primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, foram assinados na manhã de hoje (12) vários acordos entre Brasil e Índia. Na solenidade, realizada no Palácio da Alvorada, foram concretizadas parcerias nas áreas de agricultura, educação, cultura, turismo, além de energia e desenvolvimento social.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou o potencial de cooperação entre os dois países nas área de ciência e tecnologia e destacou a inovação tecnológica do parceiro: “a Índia é, reconhecidamente, uma das potências mundiais em matéria de inovação tecnológica. Estou convencido de que, ao nos associarmos nesta área, aumentaremos muito nossa capacidade de desenvolver tecnologias de ponta, gerando benefícios concretos para nossas populações e setores produtivos”.

Lula também falou sobre a possibilidade de projetos em comum na área de energias alternativas, na criação de um fórum mundial sobre biocombustíveis e na troca de experiências na tecnologia do etanol.

“Estamos empenhados em promover uma estreita associação, sobretudo, no setor de combustíveis, e em particular, o etanol. O Brasil está disposto a compartilhar sua experiência na área e desenvolver parcerias industriais e tecnológicas com a Índia”, concretizou.

O ministro da ciência e tecnologia, Sergio Rezende, assinou um acordo de cooperação científica e tecnológica que visa a troca de experiência e o intercâmbio de pesquisadores nas área de ciências naturais e humanas.

Esta é a primeira visita bilateral ao Brasil de um chefe de Governo da Índia em 38 anos. A última visita oficial de um representante daquele país ao Brasil foi a da primeira-ministra Indira Gandhi, em 1968. Os negócios entre as duas nações têm crescido de maneira considerável nos últimos anos.

Entre os anos 2000 e 2005, o montante negociado entre os dois países cresceu de U$ 400 milhões para U$ 2,3 bilhões.

Ibas

Amanhã (13), Sergio Rezende participa da 1ª Reunião de Cúpula do Fórum de Diálogo Trilateral Índia-Brasil-África do Sul (Ibas), que contará com as presenças dos líderes dos três países.

Criado em junho de 2003, o Ibas reúne as três maiores economias do mundo em desenvolvimento nos três continentes, no esforço de realizar uma intensa "Cooperação Sul-Sul". A primeira reunião do grupo foi realizada em outubro de 2004, em Nova Délhi, na Índia, onde foram definidas as áreas de cooperação e o reconhecimento da importância da Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento desses países.
Carlos Freitas - Assessoria de Imprensa do MCT

Brasil assina acordo para desenvolvimento de fontes alternativas de energia

Acordos Internacionais - 13/09/2006 - Índia, Brasil e África do Sul assinaram ontem (13), em Brasília, memorando de entendimento que estabelece a implantação de uma força-tarefa trilateral na área de biocombustíveis. O objetivo é expandir a produção e o uso desse tipo de combustível, em particular o etanol e o biodiesel.

“Partilhamos o propósito de transformar o etanol, o biodiesel e outras fontes renováveis e limpas de energia em commodities com grande impacto sobre o mercado mundial de tecnologia”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu discurso na 1ª Reunião de Cúpula do Fórum de Diálogo Trilateral Índia-Brasil-África do Sul (Ibas), evento que aconteceu hoje, no Itamaraty.

Atualmente, a Índia gasta 40 bilhões de dólares a cada ano com a importação de combustíveis.

“As vantagens dessa cooperação entre os três países são claramente evidenciadas quando consideramos nossas forças competitivas nas energias alternativas”, avaliou o primeiro ministro da Índia, Manmohan Singh. Sua análise foi baseada nas competências de cada país. O Brasil detém a liderança mundial no uso etanol. A África do Sul tem grande desenvolvimento na fabricação de combustíveis sintéticos e a Índia, por sua vez, tem experiência na geração de energia a partir de fontes eólica e solar.

Acordos

Além do memorando, outros quatro documentos foram assinados: um na área agrícola, outro referente a normas e padronizações, além de dois acordos de cooperação nas áreas de transporte marítimo e Sociedade da Informação, respectivamente.

Os atos firmados no encontro são o resultado do trabalho de grupos integrados por participantes das três nações. Foram criados, especificamente, para discutir as possibilidades de cooperação em 12 áreas identificadas como sendo de interesse comum. São elas: agricultura, ciência e tecnologia, comércio e investimento, cultura, defesa, educação, energia, saúde, Sociedade da Informação, temas sociais, transporte e turismo.

Segundo o presidente da África do Sul, S.E. Thabo Mbeki, o propósito é “combinar forças em prol do bem comum e da melhoria da qualidade de vida de todos os povos”.

Conhecimento

No contexto da Reunião de Cúpula, foi realizado ontem (12) um seminário acadêmico, reunindo autoridades e especialistas na área dos três países. A ênfase foi ciência, tecnologia e inovação; políticas públicas e desenvolvimento social; e democracia e diversidade cultural.

Entre as propostas apresentadas aos líderes dos três países está a necessidade de se encontrar mecanismos de financiamento às pesquisas conjuntas e definir políticas que facilitem o movimento entre pesquisadores e estudantes entre as nações.

Participaram do encontro os ministros brasileiros da Ciência e Tecnologia, Sergio Resende; das Relações Exteriores, Celso Amorim; e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, além seus congêneres e de representantes da indústria e da academia.
Gustavo Sousa Jr - Assessoria de Imprensa do MCT

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.