Panorama
 
 
 

CONTEÚDO DO CORREDOR DO NORDESTE INTEGRA SITE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Setembro de 2006

Além de informações sobre os Corredores de Biodiversidade da Serra do Mar e Central, o site traz agora conteúdo completo sobre a conservação da Mata Atlântica em quatro estados do nordeste brasileiro.

Belo Horizonte, 11 de setembro de 2006 — Mais quatro estados brasileiros – Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte – passam a ter informações sobre a conservação da biodiversidade disponíveis no portal www.corredores.org.br com a inserção do Corredor de Biodiversidade do Nordeste. O site, um projeto da Aliança para a Conservação da Mata Atlântica (parceria entre as ONGs Conservação Internacional e Fundação SOS Mata Atlântica), já possui dados, notícias e articulações para os Corredores de Biodiversidade Central e da Serra do Mar, todos em áreas do bioma Mata Atlântica.

Alguns dos disputados destinos turísticos do Nordeste, como Porto de Galinhas, a Praia de Pipa ou da Barra de São Miguel estão localizados no Corredor de Biodiversidade do Nordeste. Ele possui 5,6 milhões de hectares, com uma área de vegetação remanescente correspondente a 2.124,12 km2 de florestas, o que equivale a 3,76% da vegetação original. “Resta muito pouco de Mata Atlântica no Nordeste”, lembra Érika Guimarães, coordenadora da Aliança para a Conservação da Mata Atlântica. “Os fragmentos florestais desta região são pequenos, mas de grande riqueza, por isso é primordial promover um trabalho conjunto visando à efetiva formação deste Corredor”.

Há no Corredor de Biodiversidade do Nordeste 107 Unidades de Conservação (UCs) de diferentes tipos de usos que protegem mais de 1 milhão de hectares de remanescentes ou ecossistemas associados à Mata Atlântica. Entre as principais UCs dessa região estão a Estação Ecológica de Murici; as Reserva Biológicas (REBIO) Saltinho, Guaribas e Pedra Talhada e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Frei Caneca. Estas cinco áreas protegem pelo menos 24 espécies de aves e outras dezenas de plantas e animais endêmicos, isto é, que só ocorrem ali.

Embora bastante descaracterizada, a Mata Atlântica do Corredor de Biodiversidade do Nordeste abriga quase 68% de todas as espécies e subespécies de aves que ocorrem nessa floresta e cerca de 8% da flora de plantas vasculares. Já foram identificadas 32 espécies de abelhas euglossini; 400 briófitas; 350 pteridófitas; 86 bromélias; 484 espécies e subespécies de aves; 124 mamíferos; 185 borboletas; 96 répteis e anfíbios e 1500 plantas vasculares. “Iniciativas como a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural são de extrema importância para a conservação da região já que a maior parte dos remanescentes de florestas deste corredor encontra-se em propriedades particulares”, observa Érika.

Várias espécies têm sido descritas nos últimos anos para a região. É o caso do caburé-de-pernambuco (Glaucidium mooreorum), das bromélias (Aechmea gustavoi e Neoregelia pernambucana), os anfíbios (Hyla freicanecae e H. studerae) e duas plantas Sinningia nordestina e Scleria pernambucana. As espécies-bandeira do Corredor de Biodiversidade do Nordeste são o Mutum-de-alagoas (Mitu mitu – Cracidae – Aves), o Pintor-verdadeiro (Tangara fastuosa – Thraupidae – Aves) e o Pau-brasil (Caesalpinia echinata - Leguminosae - Caesalpinioideae).

A alta taxa de endemismo também proporciona um elevado percentual de espécies ameaçadas. Só entre as aves são 41 espécies/subespécies incluídas em alguma categoria de ameaça da nova lista de animais ameaçados do Brasil.

Site e Corredores

O corredor de biodiversidade é um novo conceito de conservação do meio ambiente, que delimita uma área de grande diversidade biológica e propõe a atuação com uma abordagem de planejamento regional. O objetivo é integrar áreas com diferentes formas de uso e ocupação, como parques e reservas, áreas de cultivos e pastagens, centros urbanos e atividades industriais, estimulando atividades antrópicas menos impactantes e possibilitando a conexão desses fragmentos florestais. Desta forma, assegura a sobrevivência das espécies, o equilíbrio dos ecossistemas e o bem-estar humano.

Lançado em 2005, o portal www.corredores.org.br visa disseminar informações, fomentar o debate e incentivar a participação de instituições ambientalistas, cientistas e da sociedade em geral nas decisões ambientais da região. Assim, reúne todo tipo de informação sobre os corredores, desde dados biológicos, mapas, passando pelas organizações atuantes na região, eventos, leis e programas de governo, até as redes de articulação existentes em torno do tema. É uma ferramenta interativa e de administração descentralizada, de forma a que todos os interessados possam compartilhar dados e conhecimento por meio da inserção, acesso e/ou sugestão de notícias, artigos, eventos, materiais institucionais, vídeos, livros, mapas, campanhas, dentre outros.

O portal dos Corredores de Biodiversidade da Mata Atlântica foi financiado pelo Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF), uma parceria entre Conservação Internacional, Global Environment Facility, governo do Japão, Fundação John D. and Catherine T. MacArthur e Banco Mundial, em favor dos Hotspots, as áreas mais ricas e ameaçadas do planeta.

 
 

Fonte: Conservação Internacional Brasil (www.conservation.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.