Panorama
 
 
 

EXTRAÇÃO ILEGAL DE MADEIRA E PESCA PREDATÓRIA NO PARÁ . ANIMAIS APREENDIDOS EM PE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Ibama autua pesca com petrechos proibidos no Pará

Belém (13/09/06) - Fiscais do Ibama, com apoio da Polícia Militar e da Colônia de Pescadores Z-31, no âmbito da Unidade Integrada de Defesa Ambiental (Unida), autuaram seis embarcações por pesca com petrechos proibidos, no município de Prainha, no oeste do Pará.

Ao todo foram apreendidas seis redes de lanço rápido, de uso proibido, dez embarcações, sendo seis geleiras e 12 toneladas de peixes das espécies Pacu e Piramutaba. As multas somadas superam R$ 120 mil. Das seis embarcações autuadas, apenas uma é da região, as restantes são de Belém. A ação, no Rio Amazonas, ocorreu no dia 1º de setembro.

O pescado apreendido foi doado para várias instituições do município de Prainha, mas como estas não tinham condições de receber todo o peixe, a Justiça determinou que o produto apreendido fosse doado diretamente à população. Rádios locais divulgaram a informação e o restante dos peixes foi distribuído para populares, que fizeram filas na orla da cidade de Prainha para obter a doação, que foi acompanhada por um oficial de Justiça.

Christian Dietrich

200 animais silvestres são apreendidos em Pernambuco

Recife (13/09/06) – A Superintendência do Ibama em Pernambuco apreendeu, na manhã ontem (12), 200 animais silvestres em um criadouro no município de Macaparana, a 118 quilômetros de Recife. A ação foi realizada em parceria com a Polícia Federal. No criadouro foram encontradas espécies em extinção que estavam em cativeiro há mais de dez anos, entre elas a arara Juba e o pássaro Sangue de Boi.

O proprietário do criadouro, José Ivanildo Cavalcanti Moraes, não foi encontrado no local. Ele tem um prazo de três dias para apresentar documentação de autorização para a criação dos animais em cativeiro na sede da superintendência do Ibama, em Recife. Segundo o analista ambiental do Ibama, Alberto Santos, que coordenou a ação, não foram identificados maus tratos, mas cerca de 80% dos animais estavam em gaiolas, o que é proibido pela legislação ambiental.

Os animais foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Recife, onde vão receber assistência de veterinários, e após passar por um período de 40 dias poderão ser soltos na natureza ou doados a criadores cadastrados pelo Ibama.

Eduardo de Albuquerque Melo

Ibama flagra extração de madeira no Parna do Jamanxim

Belém (13/09/06) - Em operação realizada na última sexta-feira (8), fiscais do Ibama, auxiliados por policiais militares, apreenderam sete caminhões carregados de madeira extraída irregularmente dentro do recém criado Parque Nacional do Jamanxim, no município de Itaituba, PA. Com base em denúncia, as equipes entraram na margem da BR-163, próximo a Moraes de Almeida e por um ramal do Parna chegaram a pátios onde se encontraram as toras e equipamentos utilizados na exploração ilegal de madeira no Parque.

Foram apreendidos 317,813 metros cúbicos de madeira em toras de várias espécies, além de uma carregadeira, no interior da Unidade de Conservação Federal. O destacamento da Polícia Militar no distrito de Moraes de Almeida, em Itaituba, ficou como fiel depositário dos bens apreendidos.

A ação faz parte das atividades do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal que atua desde julho na Base Operativa de Novo Progresso, PA, onde trabalham em conjunto o Ibama, a Polícia Militar do Pará e o Exército Brasileiro, responsável pela logística.
Christian Dietrich

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.