Panorama
 
 
 

HOMENS ARMADOS ASSUSTAM MORADORES DE RESERVA EXTRATIVISTA NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

11 de Setembro de 2006 - Thaís Brianezi - Repórter da Agência Brasil - Manaus - As 55 famílias que moram na Reserva Extrativista do Iriri, no oeste do Pará, estão preocupadas com a presença de dois homens armados. O agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) Tarcísio Feitosa relatou o fato na discussão virtual do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA). Hoje (11), por rádio amador, a Agência Brasil confirmou a denúncia com uma das agricultoras da área, Nilda do Socorro Nascimento dos Santos.

“Esses homens apareceram do nada, estão visitando algumas casas, atirando pedras. Há dois dias eles sumiram no mato”, afirmou Santos. Ela esclareceu que os homens, armados com revólver calibre 38, não se identificaram nem fizeram qualquer ameaça verbal. “Mas estamos preocupados. Desde que a reserva foi criada, isso não havia acontecido”.

De acordo com Feitosa, a chefe da reserva do Riozinho do Anfrísio (vizinha ao Iriri), Patrícia Greco, foi informada. A reportagem tentou contato com ela nos escritórios do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Itaituba e Altamira (PA), sem sucesso.

O coordenador da Divisão Sócio-Ambiental do Ibama no Pará, Nelson Pantoja, esclareceu que Greco é provisoriamente responsável também pela Iriri, que está sem coordenador. “Essa reserva extrativista é nova, seu decreto de criação foi publicado no dia 6 de junho”, ponderou. “Aqui em Belém nós não sabíamos dessa denúncia”.

A reserva do Iriri fica na chamada Terra do Meio, no município de Altamira. Segundo a organização não governamental Instituto Sócio-Ambiental (ISA), seus 350 mil hectares fazem parte dos 5,9 milhões reivindicados pelo grupo CR Almeida, que realiza atividade agropecuária e madeireira. Uma pesquisa realizada pela ONG em 2002 constatou que a região é rica em biodiversidade, com alta concentração de madeira de lei, especialmente mogno, além de jazidas de ouro.

O GTA é uma rede que engloba cerca de 600 ONGs, movimentos sociais e sindicatos da Amazônia. Foi criado como resultado da ECO-92, no Rio de Janeiro.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.