Panorama
 
 
 

IBAMA ACEITA ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL DO COMPLEXO HIDRELÉTRICO DO MADEIRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Brasília (11/09/2006) – A Diretoria de Licenciamento Ambiental do Ibama, após análise da equipe técnica acerca das complementações solicitadas, considerou o Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) do Complexo Hidrelétrico do Madeira aceito em termos de qualidade.

Segundo o Diretor de Licenciamento Ambiental do Ibama, Luiz Felippe Kunz Júnior, o único item pendente referente ao levantamento da Ictiofauna (fauna de peixes) do Rio Madeira elaborado por Furnas contemplou as preocupações levantadas pela equipe técnica. “Podemos dizer que o estudo é de qualidade, do ponto de vista do levantamento dos possíveis impactos ambientais a serem gerados com a construção das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Girau”, afirmou Kunz.

A previsão é de que sejam realizadas audiências públicas em, no mínimo, três localidades próximas ao empreendimento. “Esperamos realizá-las no início de novembro”, afirma Kunz.

O empreendedor disponibilizará nos próximos dias o EIA/Rima à sociedade. Cabe a ele deixar cópias do estudo na prefeitura de Porto Velho, nas Superintendências do Ibama em Rondônia e no Amazonas, nos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente desses estados, além de no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na Fundação Nacional do Índio (Funai) e na Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS).

A partir de então, conta-se o prazo de 45 dias para a realização das audiências públicas. Esse tempo é necessário para que as comunidades locais se interem acerca do conteúdo do estudo e possam participar das audiências públicas trazendo novas contribuições.
Sandra Tavares

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.