Panorama
 
 
 

IBAMA: PESCA NA AMAZÔNIA, BIBLIOTECA AO AR LIVRE, TUBARÕES, TURISMO DE AVENTURA, AVES MIGRATÓRIAS E INCÊNDIOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Ibama promove curso de formação de Brigada e Combate a Incêndios

Recife (13/09/06) – A Superintendência do Ibama em Pernambuco iniciou anteontem (11) o Curso de Formação de Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Reserva Biológica (Rebio) de Saltinho, entre os municípios de Rio Formoso e Tamandaré, a 114 quilômetros de Recife. A ação é uma parceria do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama (Prevfogo), vinculado à Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama (Dipro).

O objetivo do curso é capacitar, para a Rebio, 14 brigadistas que serão contratados pelo período de seis meses. No curso de 40 horas eles terão aulas teóricas sobre os efeitos do fogo nos ecossistemas, diversas técnicas de combate ao fogo, ações preventivas aos incêndios florestais, comportamento do fogo, uso de equipamentos de proteção individual, dentre outras.

Além disso, os participantes terão aulas práticas na próxima amanhã (14). O curso segue até a sexta-feira (15) e na próxima semana será a vez do Parque Nacional do Catimbau, que abrange os municípios de Buíque, Ibimirim e Tupanatinga, que ficam a 278, 333 e 312 quilômetros de Recife, respectivamente.

Eduardo de Albuquerque Melo

Parna da Lagoa do Peixe é espaço do VI Festival Brasileiro de Aves Migratórias

Porto Alegre (13/09/06) - Muitas são as opções para quem quiser participar do VI Festival Brasileiro de Aves Migratórias, que acontece de 11 a 14 de outubro, no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, em Mostardas. Turistas, curiosos, especialistas e amantes de aves em geral poderão visitar exposições, feiras de artesanato e conferir a gastronomia, além de participar de oficinas de arte, de fotografia e observar diversas espécies de pássaros. Para o público infantil serão oferecidas atrações específicas.

O coordenador do Bioma Costeiro Marinho da Diretoria de Ecossistemas do Ibama, Ricardo Castelli, ministrou ontem mesa-redonda sobre “Gestão em Unidades de Conservação Brasileiras". Outra cujo tema é "Ecologia e conservação de aves migratórias” será realizada hoje (13), às 19 horas.

Amanhã (14), às 18 horas, haverá palestra sobre "Vegetação do Parque Nacional da Lagoa do Peixe: caracterização, importância e conservação", com João Felisberto Larocca e Silva, da Unisinos. No mesmo dia, às 19 horas, será ministrada a palestra "Porque devemos conservar os banhados do Rio Grande do Sul", com Lonardo Maltchik Garcia, também da Unisinos. A programação completa do evento pode ser conferida na página http://paginas.terra.com.br/turismo/vifnam/

Maria Helena Annes

Oficina discute implementação do conselho da APA Meandros do Rio Araguaia

Goiânia (13/09/06) – Amanhã (14), de 8h30 as 17h30, o Núcleo de Unidades de Conservação (NUC) da Superintendência do Ibama em Tocantins promove uma oficina cujo objetivo é dar continuidade aos trabalhos de formação e implementação do Conselho da APA Meandros do Rio Araguaia, iniciado com o Seminário ocorrido em São Miguel do Araguaia nodia 3 de maio de 2006.

A Área de Proteção Ambiental Meandros do Rio Araguaia foi criada por Decreto Federal no dia 2 de outubro de 1998, e abrange municípios de Goiás, Mato Grosso e Tocantins, com uma extensão de 357.126 hectares.

Ela integra o Corredor Ecológico Araguaia Bananal e tem como objetivos específicos, entre outros, os de proteger a fauna e a flora, os ecossistemas típicos de área de transição de cerrado e floresta amazônica, ordenar o turismo ecológico, bem como as atividades compatíveis com a conservação ambiental e fomentar a educação ambiental.

O evento acontecerá na Secretaria Municipal de Educação, na Rua 05, s/nº, Centro, São Miguel do Araguaia, Goiás e terá como público alvo os representantes da comunidade, entidades públicas e privadas de GO, TO e MT. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone da APA MRA - (62) 3977-7001 – ou pelo telefone do NUC do Ibama/GO - (62) 3901-1929.

Seminário do Pólo de Turismo de Aventura da Serra dos Órgãos

Rio de Janeiro (13/09/06) - O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) estará promovendo, nos dias 14 e 15 de setembro, no auditório O Guarani, na Sede Teresópolis do Parnaso, o Seminário Técnico de Turismo de Aventura da Serra dos Órgãos. O evento é promovido em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta) e parceiros locais.

A Serra dos Órgãos é um dos 15 pólos selecionados pelo Programa Aventura Segura, fruto de convênio da Abeta com o Ministério do Turismo. O seminário da Serra dos Órgão conta também com o apoio do Sebrae, do Sesc Teresópolis e da TurisRio.

O objetivo do evento é fomentar a organização do setor de Turismo de Aventura da região, envolvendo empreendedores, condutores, comunidade relacionada e voluntários e estimulando o associativismo e a formalização da atividade.

A formação de um Grupo Voluntário de Busca e Salvamento (GVBSs) também é um dos objetivos do projeto. O GVBS da Serra dos Órgãos deve ser institucionalizado e fortalecido, com capacitação de voluntários, treinamento periódico e compra de equipamentos. UM GVBS eficiente fortalece o turismo de aventura e evita que acidentes comprometam a atividade.

Lawrence Wahba apresenta livro e vídeo sobre tubarões no Quintas Ambientais

Brasília (12/09/2006) - Na quinta feira (28), o mergulhador e documentarista brasileiro Lawrence Wahba lança o livro “dez anos em busca de grandes tubarões” no projeto Quintas Ambientais do Ibama, às 15h no auditório do instituto em Brasília. O livro pretende desmistificar a imagem de “vilão dos mares” dos tubarões, explicando sua importância ao ecossistema marinho e alertando para as graves conseqüências que a pesca descontrolada desses animais traz ao equilíbrio dos oceanos. Wahba fará também uma palestra e apresentará um vídeo que conta sua trajetória na televisão, com seus principais documentários sobre tubarões. No final da apresentação, serão sorteados cinco exemplares do livro.

Em 1995, após uma jornada de cinco meses pelos três oceanos, Wahba lançou uma série de documentários e matérias de TV que o tornaram conhecido em todo Brasil. Hoje, Wahba é repórter das principais emissoras do país e diretor de documentários da National Geographic e da Discovery Channel. Em 15 anos de carreira, participou de mais de 300 matérias de televisão e dirigiu 39 documentários rodados em todos os continentes e exibidos em mais de 100 países.
Gustavo Rick

ProVárzea promove curso sobre Manejo Comunitário de Pesca

Brasília (12/09/06) - Em maio de 2002, o ProVárzea, juntamente com o WWF Brasil, realizou o I Encontro de Manejo Comunitário de Pesca na Amazônia. Um dos resultados desse encontro foi a publicação, pelo Ibama, da Instrução Normativa Nº 29, de 31/12/2003, que estabelece critérios para a regulamentação do manejo comunitário de pesca, através dos chamados Acordos de Pesca. Esta Instrução Normativa é o reconhecimento, pelos tomadores de decisão, das iniciativas de manejo de pesca elaborado pelas comunidades e, principalmente, é uma forma de integrar esta importante iniciativa na estrutura regulatória formal existente.

O ProVárzea entende que não basta a simples publicação de uma Instrução Normativa para a implementação do manejo comunitário de pesca como um instrumento de ordenamento pesqueiro. Para que isto seja de fato implementado como uma política pública, é necessário capacitar os técnicos do Ibama que estão nas pontas, de maneira que os mesmos possam disseminar essa prática, e principalmente, fornecer assistência técnica às comunidades sobre como fazer o manejo comunitário de pesca.

Com o objetivo de disseminar a prática do manejo comunitário de pesca, o ProVárzea promove em novembro a Capacitação de servidores do Ibama sobre “Manejo Comunitário de Pesca”, cuja programação se encontra anexa. Os cursos serão realizados nos seguintes períodos e locais: de 6 a 11 de novembro, em Santarém, Pará e de 20 a 25 de novembro, em Parintins, Amazonas.

Os interessados deverão preencher o formulário de solicitação e inscrição no curso anexo e enviar para o email mauro.ruffino@ibama.gov.br, impreterivelmente até o dia 2 de outubro de 2006. Todos os custos de transporte, estadia e alimentação correrão por conta do ProVárzea/Ibama. Para tanto, é preciso que os técnicos indicados preencham a ficha de Solicitação de Viagem Doméstica (SVD) anexa e a encaminhe, juntamente com a ficha de inscrição, para o e-mail acima.
ProVárzea/Ibama

Biblioteca ao ar livre

Brasília (14/09/2006) - A partir do próximo domingo, crianças e adolescentes do entorno do Parque Nacional de Brasília (Água Mineral) terão um motivo a mais para visitá-lo: o Projeto Leitura no Parque. A equipe do Ibama está montando uma biblioteca, onde as crianças poderão pegar e trocar livros. O acervo já conta com 340 exemplares, todos doados por servidores do Ibama, ONGs e pessoas que freqüentam parque. O projeto prevê outras atividades como palestras, vídeos e trilhas educativas. “A idéia é incentivar a leitura e desenvolver ações de educação ambiental integrando a comunidade ao Parque Nacional de Brasília”, explicou o chefe do parque, Darlan Alcantra de Pádua.

A primeira turma a participar do projeto é formada por 25 crianças e adolescentes da Estrutural, da Vila Basevi e do Núcleo Rural Lago Oeste. No domingo de manhã, os jovens vão ao parque, onde, acompanhados de professores, poderão participar de atividades de educação ambiental e escolher os livros que quiserem levar de volta para casa ao final do dia.

O projeto Leitura no Parque conseguiu arrecadar, em três meses, quase 3 mil livros. Destes, apenas 340 ficarão no acervo do parque, o restante será doado para instituições de caridades, escolas e demais associações das comunidades do entorno do Parque Nacional de Brasília. As escolas que participam dessa primeira turma são o Centro de Ensino Fundamental 1 do Guará 1, a Escola Classe Basevi e a Escola Classe Lago Oeste.
O Parque Nacional de Brasília está recebendo doações. Mais informações: 3465-2013 / 2016
Gustavo Rick

Ibama discute gestão dos recursos pesqueiros na bacia Amazônica

Brasília (15/09/2006) - Nesta segunda-feira, o Ibama implementa o Comitê de Gestão do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros da Bacia Amazônica (CGBA). A primeira reunião do comitê começa segunda (18) e vai até quinta (21) na Superintendência do Ibama em Manaus e vai discutir a situação pesqueira nos estados amazônicos e elaborar um cronograma de trabalho para o CGBA.

O CGBA foi instituído pela Portaria ? 67 de 12 de setembro de 2006 como um fórum para que as medidas de ordenamento sejam amplamente discutidas, considerando as peculiaridades próprias da região, bem como os diversos interesses envolvidos na exploração dos recursos.

O CGBA é um comitê paritário de instituições governamentais e do setor produtivo, ou seja, possui o mesmo número de representantes de ambos os lados. Participam do CGBA, as seguintes instituições:

I. Ministério do Meio Ambiente (MMA)
II. Ministério de Relações Exteriores (MRE)
III. Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
IV. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
V. Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP/PR)
VI. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)
VII. Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA)
VIII. Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
IX. Agência Nacional de Águas (ANA)
X. Comando da Marinha, do Ministério da Defesa
XI. Conselho Pastoral da Pesca (CPP)
XII. Movimento Nacional dos Pescadores (MONAPE)
XIII. Federação de Pescadores do Estado do Acre
XIV. Federação da Colônia de Pescadores do Estado do Amazonas (FEPESCA)
XV. Federação das Associações do Estado do Amazonas (FAPESCA)
XVI. Federação de Pescadores do Estado do Amapá
XVII. Federação de Pescadores do Estado do Mato Grosso
XVIII. Federação de Pescadores do Estado de Rondônia
XIX. Federação dos Sindicatos de Colônias de Pescadores Artesanais, Profissionais, Piscicultores e Trabalhadores na Pesca do Estado de Roraima
XX. Movimento dos Pescadores do Estado do Pará (MOPEPA)
XXI. Associação Brasileira de Organização Não Governamental (ABONG)
XXII. Grupo de Trabalho da Amazônia (GTA)
Gustavo Rick

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.