Panorama
 
 
 

MARINA SILVA: AGROBIODIVERSIDADE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Ministra do Meio Ambiente abre seminário sobre agrobiodiversidade

13 de Setembro de 2006 - Agência Brasil - Brasília - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, participa hoje (13) em Mirante do Paranapanema (SP) da abertura do seminário sobre agrobiodiversidade e reforma agrária. Organizado pela Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e organizações locais, o encontro vai discutir caminhos e modelos para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental sustentável do Pontal do Paranapanema.

Como parte da programação, que será realizada no assentamento Che Guevara, está prevista a inauguração do Banco de Sementes, organizado pelos Centros Irradiadores de Manejo da Agrobiodiversidade (Cimas) do Pontal. A iniciativa, de acordo com nota do Ministério do Meio Ambiente, tem por objetivo dar continuidade ao processo de consolidação desses centros, que são uma parceria do Programa Nacional de Conservação da Biodiversidade do MMA com o Intituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). No encontro, também será feito um balanço e debatidas as perspectivas para o desenvolvimento agrário e a segurança alimentar da região.

Os Cimas têm como objetivo estimular famílias assentadas a praticar atividades agrícolas sustentáveis. Eles já estão implantados em mais de dez estados e nasceram com o objetivo de preservar as variedades de sementes crioulas, espécies tradicionais de milho, feijão e mandioca cultivadas por agricultores familiares, comunidades indígenas e quilombolas.

Ministra destaca preservação da biodiversidade em visita a fábrica de papéis no Paraná

12 de Setembro de 2006 - Lúcia Nórcio - Repórter da Agência Brasil - Curitiba - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou hoje (12), após visita no município de Telêmcado Borba (PR) à Unidade Monte Alegre da Klabin, maior fábrica de papéis da América Latina, que o conceito de aliar desenvolvimento econômico, ambiental e social "deve ser passado para outras empresas".

No local, acompanhada do secretário da Biodiversidade e Florestas do ministério, João Paulo Capobianco, ela conheceu as áreas de pesquisa florestal, viveiro de mudas, fitoterapia, parque ecológico e área industrial. E destacou o modelo de manejo florestal em mosaico, mesclando áreas de florestas plantadas e de matas nativas preservadas, o que possibilita a preservação da biodiversidade.

"Fiquei impressionada com a fauna: em uma área equivalente a apenas 0,7% da área total do Paraná, há 392 espécies de aves. Para quem é ministra do Meio Ambiente, é muito importante conhecer exemplos de sustentabilidade como esse," ressaltou. Ela lembrou ainda que "o projeto de florestas públicas que prevemos para a Amazônia inclui o uso de madeireiros e não-madeireiros, como aqui".

A ministra também visitou as obras para ampliação da unidade, com investimento de cerca de R$ 2,2 bilhões. Segundo o diretor geral da empresa, Miguel Sampol, essa expansão colocará a Klabin como sexta maior fabricante global de cartões de fibras virgens.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.