Panorama
 
 
 

MCT: PESQUISA OCEANOGRÁFICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Programa de Agricultura Familiar em Mamirauá e Amanã combina educação ambiental com sustentabilidade

Desenvolvimento Sustentável - 12/09/2006 - Com a expansão da fronteira agrícola e o desflorestamento na Amazônia, a emergência de práticas agroecológicas tornou-se uma condição necessária para evitar o desmatamento e conservar essa região, que possui uma das maiores biodiversidades do mundo.

A agricultura é uma das principais atividades desenvolvidas pelas comunidades ribeirinhas da Amazônia. Sua prática é fruto de experimentações das famílias que, por meio de seus saberes tradicionais, transformam paisagens, enriquecem florestas e adaptam espécies nos ambientes manejados. Por esse motivo, a agricultura familiar é tida como um importante fator de transformação dos ecossistemas florestais na Amazônia.

Buscando o fortalecimento da prática de agricultura familiar nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã e visando contribuir para o desenvolvimento de tecnologias apropriadas à realidade local, o projeto Conservação das Matas Alagadas da Sociedade Civil Mamirauá (SCM), por meio do componente de Agricultura Familiar, realiza o trabalho de Monitoramento de Agroecossistemas (MAgro) nas comunidades ribeirinhas da região.

"Ao contrário da agricultura convencional praticada em latifúndios" à base de grandes quantidades de insumos químicos, a agricultura ribeirinha fortalece os laços com a terra, gerando emprego e cidadania. Hoje, é nítido o esforço que vem sendo feito pelo componente de Agricultura Familiar do Projeto Matas Alagadas da SCM no sentido destas associações comunitárias influenciarem políticas públicas neste país e garantirem um rumo diferenciado para a agricultura na Amazônia”, disse a coordenadora do programa, Bianca Lima.
Fonte: Informativo Mamirauá
Assessoria de Imprensa do MCT

Cooperação apoiará desenvolvimento de navio de pesquisa oceanográfica

13/09/2006 - O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) assinam hoje (14), em Brasília, um protocolo de cooperação técnica para desenvolver um moderno navio de pesquisa oceanográfica a ser construído no País. Após o ato de assinatura será realizado um workshop que reunirá pesquisadores, engenheiros navais, representantes da Marinha e de instituições interessadas no projeto, para definir as características operacionais e físicas da nova embarcação científica. A Emgepron deverá contar com o Centro de Projetos de Navios da Marinha para o desenvolvimento do projeto.

Esta iniciativa faz parte de um esforço articulado entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o CGEE e a Secretaria da Comissão Internacional para os Recursos do Mar (Secirm), com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), e tem por objetivo viabilizar uma infra-estrutura essencial ao avanço da pesquisa oceanográfica no Brasil e estimular o conhecimento científico na área marítima sob jurisdição brasileira. O projeto deve ainda contemplar o desenvolvimento de novas tecnologias em proveito da indústria naval nacional.

O desenvolvimento do projeto é uma iniciativa interinstitucional relevante, tanto no sentido de dotar o País de um navio de pesquisa oceanográfica moderno, quanto no de contribuir para a capacitação nacional na área de projetos navais.
Assessoria de Imprensa do MCT

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.