Panorama
 
 
 

PIATAM REALIZA OFICINA SOBRE APROVEITAMENTO DO LIXO EM COMUNIDADES DO SOLIMÕES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Recicláveis - 14/09/2006 - Além de afetar as populações urbanas, o lixo tem se constituído em uma grande ameaça aos ribeirinhos que, muitas vezes, desconhecem as maneiras adequadas de como lidar com os detritos que produzem. Visando à solução desta questão, a próxima excursão do Projeto Piatam, a ser realizada de hoje (14) até o dia 25, vai promover uma oficina didática para apresentar a nove comunidades ribeirinhas do rio Solimões uma cartilha que trata dos problemas, soluções e benefícios do lixo.

Segundo Romilda Cumaru, pedagoga da Área de Comunicação, Design e Multimídia do Piatam, que acompanhará a excursão, serão realizadas dinâmicas nas comunidades para levantar que tipo de lixo seus moradores produzem e o que tem sido feito com ele. A partir disso serão levantadas formas mais adequadas de destino e uso desses detritos, por meio da estruturação de um mural científico construído pelos próprios comunitários. O melhor trabalho será premiado com cinco baldes de coleta seletiva. "Será um momento em que eles terão a oportunidade de despertar a concepção de preservação do meio ambiente. Queremos capacitá-los a cuidarem bem do lugar onde vivem, dando um destino adequado ao lixo que produzem ou até mesmo aproveitando melhor esse material", completou a pedagoga.

A partir das cartilhas, os participantes de excursão irão discutir com os comunitários processos mais adequados de lidar com o lixo que produzem, promovendo melhores condições de higiene e saúde e transformando o lixo em matéria-prima para novas alternativas de fonte de renda. A idéia é realizar na próxima excursão, prevista para dezembro, uma oficina de capacitação formatada a partir das necessidades listadas pelos comunitários. Um possível tema é a produção de papel reciclado ou de artesanato tendo o lixo como matéria-prima.

Além das oficinas sobre o lixo, a excursão vai continuar um trabalho que vem sendo realizado desde o ano passado com os comunitários, sobre a utilização de macrófitas (plantas aquáticas) para produção de húmus a ser utilizado no plantio de frutas, verduras e hortaliças ou para comercialização direta. Desta vez, a excursão vai avaliar como as informações sobre fabricação de húmus foram utilizadas e sanar as dúvidas dos comunitários. A excursão do Piatam também fará o levantamento padrão para sua base de dados, como vem acontecendo desde o início do projeto, que tem como objetivo fazer o monitoramento socioambiental do trecho do Rio Solimões por onde é transportado o petróleo oriundo da Província Petrolífera de Urucu. O Piatam é coordenado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pela Petrobras e custeado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT)com recursos do Fundo Setorial do Petróleo e Gás Natural (CT-Petro).
Assessoria de Imprensa da FINEP

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.