Panorama
 
 
 

PLANOS DIRETORES SÃO APRESENTADOS AO CONSELHO CONSULTIVO DA FLONA DE IPANEMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

São Paulo (14/09/06) - Os municípios que estão na zona de amortecimento da Floresta Nacional de Ipanema, unidade de conservação de uso sustentável, em Iperó, no interior de São Paulo, apresentaram hoje, às 9 horas, os planos diretores para os membros do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Ipanema. Estão na zona de amortecimento da Floresta Nacional de Ipanema os municípios de Iperó, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Sorocaba, Boituva, Porto Feliz, Salto de Pirapora e Votorantim.

De acordo com a Lei 9.985/2000 e o Decreto 4.340/2002, que criam e regulamentam o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), zona de amortecimento é o entorno de uma unidade de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade. A zona de amortecimento da Floresta Nacional de Ipanema foi definida pelo Plano de Manejo, aprovado em 31 de março de 2003, usando como referência, entre outros, as microbacias.

Os planos diretores dos municípios da zona de amortecimento da Floresta Nacional de Ipanema devem considerar essa situação para definir o zoneamento de seus planos diretores, prevendo a marcação de Áreas de Preservação Permanente (APPs), averbação das reservas legais das propriedades rurais e definindo empreendimentos que não influenciem negativamente a unidade de conservação.

A Floresta Nacional de Ipanema foi criada em 20 de maio de 1992, pelo Decreto 530. O Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Ipanema foi criado pela Portaria 121, de 14 de setembro de 2001, tendo como membros efetivos representantes das prefeituras de Iperó, de Araçoiaba da Serra, de Capela do Alto e de Sorocaba, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) “Julio de Mesquita”, da Universidade de Sorocaba (UNISO), da Universidade de Campinas (UNICAMP), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, da Policia Ambiental, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Além desses, integram o Conselho Consultivo o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), do Ministério da Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento, do Centro Tecnológico da Marinha/Ministério da Marinha, do Fundação Instituto da Terra de São Paulo (ITESP), do Sindicato Rural de Araçoiaba da Serra, do Assentamento Ipanema, da Associação de Moradores de Campos Vileta, da Associação de Moradores de Araçoiabinha, da Associação de Monitores Tupiniquins, da Associação Mata Ciliar, da RPPN Floresta Negra e da RPPN Mulungu.

O Conselho Consultivo é um mecanismo de co-gestão, para permitir que as comunidades, órgãos públicos e organizações da sociedade civil participem das propostas e do desenvolvimento das ações de uma unidade de conservação, sendo presidido pelo órgão responsável, ou seja, pelo Ibama, por meio do Chefe da unidade de conservação.

Janette Gutierre

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.