Panorama
 
 
 

PROGRAMAÇÃO AMBIENTAL VAI COMEMORAR SEMANA ESTADUAL DA ÁRVORE

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Setembro de 2006

14/09/2006 - A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) lança, neste ano, a Semana Estadual da Árvore com uma programação que transcorrerá de 18 a 23 de setembro.

“Em 21 de setembro comemora-se o Dia da Árvore, mas não bastava apenas um dia para projetarmos a necessidade de conscientização da interdependência de todas as formas de vida, tendo a vegetação uma função decisiva na definição da qualidade ambiental que interfere diretamente na qualidade de vida”, afirma o secretário estadual do Meio Ambiente, Claudio Dilda. Ele acrescenta que uma das ações prioritárias da secretaria é o Programa de Restauração de Mata Ciliar que, junto com diferentes entidades, vem promovendo a recuperação da vegetação ao longo de cursos d’água. “Essas formações ciliares são fundamentais no controle da quantidade e do volume das nossas águas, pois ajudam a evitar a erosão que, por sua vez, causa assoreamento nos leitos de rios e canais, além de todos os benefícios que geram para a manutenção do equilíbrio ecológico existente junto aos corpos hídricos”, destaca Dilda.

O evento de abertura da Semana será no município de Iraí, dia 18 (segunda-feira), às 14h30min, na Biblioteca Pública Municipal, com o lançamento regional da 4ª etapa da Campanha Árvores Nobres, em parceria com a RGE - Rio Grande Energia. A proposta é disseminar a valorização de árvores nativas com a distribuição de 40 mil mudas das espécies angico-vermelho, cerejeira, guabiju, uvaia e ipê-amarelo. No dia 19 (terça-feira), haverá outro lançamento regional da campanha em Giruá, às 10 horas, no Hotel Colinas.

No dia 21 (quinta-feira) – Dia da Árvore – a Sema e a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) realizarão solenidade que simbolizará o início de plantios acertados entre os dois órgãos para a recuperação de matas ciliares em áreas de produtores avícolas. O ato acontecerá às 10 horas, em Garibaldi, na propriedade de um associado da ASGAV.

No dia 22 (sexta-feira), a Sema lançará internamente o Programa Meu Papel, às 10 horas, no auditório do prédio, mobilizando os funcionários da secretaria e de suas vinculadas – Fepam e FZB, a reutilizarem todas as folhas de papel em forma de blocos. Ainda nesta data, a partir das 14h, a Sema participará do V Encontro Ambiental “União e o Delta do Jacuí”, promovido pelo Grêmio Náutico União, na Ilha do Pavão. O evento contará com palestras de técnicos da Sema e abordará, entre outros temas, as funções do Parque e da APA Estaduais Delta do Jacuí.

A abertura da II Mostra Fotográfica Parque de Itapuã, com dia de campo, será a atividade do dia 23 (sábado), a partir das 11 horas, no Centro de Visitantes do Parque, em Viamão. A realização é do Projeto Contato, em parceria com a Sema. Também no dia 23, no Horto Florestal do Litoral Norte, em Tramandaí, será realizado o Curso de Capacitação em Educação Ambiental – Palestras e Trilha Interpretativa, entre 10h e 17 horas. O curso foi solicitado pela Faculdade Cenecista de Osório e o público é professores das séries finais dos ensinos fundamental, médio e profissionalizante, além de funcionários de escolas. Técnicos da Sema serão os ministrantes, falando sobre educação ambiental, unidades de conservação, licenciamento e fiscalização florestal.
A programação completa da Semana da Árvore pode ser conferida em www.sema.rs.gov.br ou pelo fone (51) 3288.8164.

Secretário Dilda participou do I Encontro Brasileiro de Responsabiliadde Socioambiental

14/09/2006 - O Secretário Estadual do Meio Ambiente, Claudio Dilda, participou, nesta quinta-feira (14.09), do I Encontro Brasileiro de Responsabilidade Socioambiental, que está acontecendo, de hoje até amanhã, no Anfiteatro Padre Werner, na Unisinos, em São Leopoldo.

O objetivo do evento é provocar o debate sobre os novos modelos de produção e os padrões de consumo em que se ponderam os impactos sociais e ambientais.

Pode-se dizer que a Responsabilidade Socioambiental corresponde a um conjunto de ações de empresas e instituições que atendem à crescente conscientização da sociedade. Compreende à importância e à necessidade de revisar os modelos de produção e os padrões de consumo, de tal modo, que o sucesso empresarial não seja alcançado a qualquer preço, mas ponderando-se os impactos sociais e ambientais.

Conforme o Secretário Dilda, esse encontro nos remete a uma análise contemporânea, onde retornando aos anos 70 e 80 deparamos com o início de uma preocupação mais efetiva da sociedade e do poder público sobre as questões ambientais.

Segundo Dilda, a licença ambiental foi um fator preponderante para que se começasse a organização da Gestão Ambiental. Claudio Dilda informou, que dentro desse conceito, o estado gaúcho criou o programa de educação ambiental compartilhada, o licenciamento ambiental integrado e o Fórum Pernanente de Produção Mais Limpa.

“Não adianta criamos leis perfeitas e instrumentos tecnológicos se não tivermos êxito em estabelecer uma culturacom responsabilidade socioambiental em relação a produção e o consumo”, concluiu o Secretário do Meio Ambiente.

Sema e AES Sul assinaram Termo de Compromisso

12/09/2006 - O Secretário Estadual do Meio Ambiente (Sema), Claudio Dilda, recebeu em seu gabinete, nesta terça-feira (12.09), o Diretor Roberto Dinardo e alguns asessores da Empresa AES Sul e, também, o Diretor do Departamento de Floresta Protegidas da Sema, João Paulo Steigleder.

A reunião teve como finalidade a assinatura do Termo de Compromisso, entre a Sema e a AES Sul, estabelecendo as obrigações e prazos relativos ao comprimento de medidas compensatórias à realização de supressão de vegetação nativa, decorrente da manutenção de linhas de distribuição de energia elétrica, realizada no período de abril de 2004 a abril de 2006.

As medidas compensatórias constituem-se no fornecimento de mudas para o “Programa de Restauração de Mata Ciliar”, desenvolvida pela SEMA/DEFAP e a elaboração, em conjunto com a SEMA/DEFAP, de uma publicação técnica sobre o tema Mata Ciliares.

Conforme o Secretário Claudio Dilda, as medidas compensatórias, decorrem do comprimento da obrigação legal e a Sema é parceira no âmbito de buscar soluções concretas e objetivas para melhorar a qualidade de vida das comunidade.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.