Panorama
 
 
 

“CIDADE SOLAR” SEDIA DEBATE SOBRE FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

19 de Setembro de 2006 - Monique Maia - Da Agência Brasil - Brasília - O uso de fontes alternativas de energia, como vento e sol, está em debate na 6ª Conferência Latino Americana sobre Meio Ambiente (Ecolatina). O encontro começou ontem (18) e termina quinta-feira, em Belo Horizonte, conhecida por especialistas como “cidade solar da América Latina”.

De acordo com o coordenador do encontro, Ronaldo Gusmão, é fundamental discutir a utilização dessas fontes de energia, já que o uso em excesso de petróleo e carvão mineral está alterando o clima do planeta, assim como os desmatamentos e queimadas.

“Se trabalharmos de forma integrada, temos condições de ser no futuro uma potência do ponto de vista da energia renovável, não só para a América Latina como para todo o mundo”, afirmou.

Atualmente, 8% da energia produzida no mundo vem de fontes renováveis. No Brasil, o índice é de 40%. Alguns municípios aproveitam esse potencial, como Belo Horizonte. A capital mineira utiliza energia solar como base para aquecimento de água, substituindo os chuveiros elétricos.

“Cerca de 8% da energia consumida no Brasil se deve à utilização de chuveiros elétricos. Iniciativas como essa são importantes porque diminuem a pressão do consumo de energia gerado de outras fontes, principalmente hidrelétricas, e aumentam o nível de eficiência ecológica na cidade”, avalia o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone.

De acordo com o secretário, é preciso apostar em uma matriz energética mais diversificada e sustentável. O presidente da Associação Brasileira dos Pequenos e Médios Produtores de Energia (APMPE), Ricardo Pigatto, concorda. Mas lembra que o uso das tecnologias vai diminuir o risco de déficit na geração de energia apenas nos anos de 2010 e 2011.

Um estudo divulgado pela organização não-governamental WWF sugere que o Brasil adote um plano nacional de eficiência energética com metas quantitativas. E estima que, com a adoção de um cenário sustentável, o desperdício de energia pode cair até 38% até 2020.

A Ecolatina reúne 43 instituições nacionais e internacionais e representantes dos governos federal, estadual e municipal, além de 13 países, entre eles Argentina, Chile, México, Estados Unidos e França. O evento é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria do Meio Ambiente de Minas Gerais e Prefeitura de Belo Horizonte.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.