Panorama
 
 
 

DIA MUNDIAL DO PEDESTRE: NA CIDADE SEM MEU CARRO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Cerca de 30% das emissões de gases poluentes vêm de automóveis

22 de Setembro de 2006 - Irene Lôbo - Repórter da Agência Brasil - Brasília - Hoje é dia de deixar o carro na garagem. De acordo com o Instituto Rua Viva, 51 cidades brasileiras e 17 capitais participam hoje da 6ª Jornada na Cidade sem Meu Carro. Em todo o mundo, a data já é comemorada em 1.400 cidades de 40 países.

Dados do o Ministério do Meio Ambiente revelam que no Brasil cerca de 30% das emissões de gases causadores do efeito estufa são provenientes do setor de transportes.

Para marcar a data, em que também se comemora o Diam Mundial do Pedestre, o Ministério das Cidades promoveu uma série de palestras sobre o tema e abriu a exposição fotográfica Bicicletas pelo Mundo.

Para Leandro Salin, presidente da Organização Não-Governamental Rodas da paz, é possível que as pessoas usem a bicicleta como meio de transporte.

“Antigamente a única justificativa para usar a bicicleta era a saúde e a ecologia. Hoje o que acontece é que as pessoas não encontram vagas nos grandes centros urbanos. Isso tem provocado o aumento no uso de bicicletas”.

Ministério das Cidades organiza palestras sobre jornada nas cidades sem carro

22 de Setembro de 2006 - Agência Brasil - Brasília - O Ministério das Cidades promove na manhã de hoje (22) palestras sobre a Jornada na Cidade Sem Meu Carro. O movimento, organizado pela Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (Semob), propõe que cada município participe da iniciativa um dia sem carros nas ruas. Haverá manifestações durante todo o dia em aproximadamente 1.400 cidades brasileiras e mais de 40 países.

Realizado anualmente, o evento tem entre seus objetivos sensibilizar a sociedade a refletir sobre o uso racional do automóvel, a melhoria da mobilidade dos meios de transporte coletivos e os não-motorizados, como as bicicletas. Em Brasília, será aberta a exposição de fotos “Bicicletas pelo Mundo”, no auditório do ministério.

Participam do evento o secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, José Carlos Xavier; a presidente do Instituto Rua Viva, Liane Nunes Born; o diretor de Mobilidade Urbana da Semob, Renato Boareto; e o gerente de Integração de Políticas de Mobilidade, Augusto Valeri.

Técnicos do Ministério do Meio Ambiente vão falar sobre a qualidade do ar nas cidades pelo controle da poluição emitida por automóveis e técnicos do Ministério da Cultura falarão sobre a preservação do patrimônio histórico.

Capital paulista evita uso de carro oficial no Dia Mundial do Pedestre

22 de Setembro de 2006 - Álvaro Bufarah - Repórter da Agência Brasil - São Paulo - A cidade de São Paulo participa do Dia Mundial sem Carro na expectativa de reduzir a emissão de poluentes na região metropolitana. Em São Paulo, até o uso de carros oficiais será evitado, para servir de exemplo aos 10,5 milhões de paulistanos responsáveis por uma frota de 5,5 milhões de veículos, ou seja, um carro para dois habitantes.

A prefeitura da capital paulista decretou o dia 22 de setembro como data vitalícia onde a população será convidada a trocar os transportes motorizados por meios não poluentes como as bicicletas. Hoje, Dia Mundial do Pedestre, mais de 1.400 cidades em 40 países participam da inicitaiva.

A Secretaria do Verde e Meio Ambiente pretende aproveitar a data para conscientizar a população sobre os efeitos dos poluentes urbanos e a para a criação de políticas públicas mais eficazes para o transporte na cidade.

A Jornada na Cidade Sem Meu Carro teve inicio em 1997, na cidade de La Rochelle, na França, onde no ano seguinte 35 cidades já aderiram ao movimento. A idéia, que já é adotada em mais de mil localidades pelo mundo, chegou ao Brasil em 2001 com a adesão de 11 cidades.

Jornada na Cidade Sem o Meu Carro tem a participação de 40 países

22 de Setembro de 2006 - Irene Lôbo - Repórter da Agência Brasil - Brasília - No dia em que se celebra a 6ª Jornada na Cidade Sem o Meu Carro, 51 cidades e 17 capitais brasileiras e mais de 1.400 cidades em cerca de 40 países contribuíram para a diminuição da poluição, do barulho, do trânsito intenso e para a qualidade de vida das pessoas. Em Brasília, o Ministério das Cidades, que participa da jornada pela quarta vez, organizou um ciclo de palestras e a exposição fotográfica “Bicicletas pelo Mundo”, para sensibilizar a sociedade a refletir sobre o uso racional do automóvel.

Na abertura das palestras, o secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, José Carlos Xavier, disse que as cidades só serão sustentáveis quando tiverem sua mobilidade centrada nos transportes coletivos e não-motorizados.

“Não teremos cidades sustentáveis com mobilidade centrada no modo individual, especialmente nos automóveis. Uma cidade sustentável é uma cidade que tenha o meio ambiente adequado, portanto com menos poluição, de todas as espécies; uma cidade que o custo dessa cidade não seja incompatível com a renda que essa própria cidade produz”.

O presidente da Organização Não-Governamental Rodas da Paz, Leandro Salim Kramp, chegou ao seminário de bicicleta, juntamente com diversos integrantes da ONG que vão trabalhar pedalando.

Na opinião dele, a bicicleta é tanto um meio de transporte para os que não podem arcar com o custo do transporte público quanto uma opção de vida. “Antigamente a única justificativa para usar a bicicleta era a saúde e a ecologia. Hoje o que acontece é que as pessoas não encontram vagas nos grandes centros urbanos. Isso tem provocado o aumento no uso de bicicletas”, disse o ciclista.

O diretor do Programa de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Ruy de Góes, disse que atualmente cerca de 30% das emissões de gases do efeito estufa são provenientes do transporte. Segundo ele, um estudo produzido pelo MMA juntamente com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) demonstrou que as pessoas estão morrendo por causa da poluição do ar.

Góes também falou do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que, em 20 anos de existência, teria diminuído a emissão de poluentes em mais de 90%. “Hoje um carro é 90% menos poluente do que aquele de 20 anos atrás”. Outra conquista brasileira citada pelo diretor é o uso de biocombustíveis. “Hoje o Brasil é visto como exemplo. A gente é uma vitrine de modelo de transporte do ponto de vista da emissão veicular”, afirmou.

Dia Mundial do Pedestre é comemorado em Curitiba sem carros na rua

22 de Setembro de 2006 - Lúcia Nórcio - Repórter da Agência Brasil - Brasília - Curitiba é uma das 1.400 cidades em mais de 40 países que participa hoje (22) do "Dia Sem Carro", em comemoração ao Dia Mundial do Pedestre. A Prefeitura Municipal fez inúmeras campanhas para sensibilizar os motoristas a deixar seus carros na garagem e utilizar hoje meios alternativos de transporte, como ônibus, bicicletas, carona solidária ou caminhar.

O transporte coletivo foi reforçado com 135 ônibus-extras nas 86 linhas mais carregadas. Os ônibus farão 729 viagens adicionais nos horários de pico. Também foram criadas linhas especiais para atender os trajetos com maior número de passageiros.

primeira e única vez que Curitiba havia adotado o Dia Sem Carro, os motoristas foram proibidos de circular pela região central da cidade. Neste ano, o motorista não está sendo obrigado a aderir à campanha. Segundo o prefeito Beto Richa, a cidade está respeitando a liberdade da população e acredita na consciência crítica de cada um dos cerca de 960 mil motoristas da cidade.

O bloqueio total do trânsito está sendo feito apenas em uma rua central, a Barão Rio do Branco, trecho transformado em uma espécie de jardim, onde crianças e adultos assistem a peças de teatro e apresentações musicais. No local haverá jogos e brincadeiras durante todo o dia. Também fazem parte da programação a abordagem educativa sobre trânsito e a distribuição de mudas de flores e árvores.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente distribui 15 mil mudas, como forma de homenagear os curitibanos que aderiram ao movimento e para comemorar a chegada da primavera.

Além do Dia Sem Carro, principal evento da Semana Nacional do Trânsito na cidade, os curitibanos estão convivendo com uma nova campanha educativa. Com o tema "Qualidade de Vida começa na Rua", desde a semana passada os motoristas estão recebendo “com simpatia e sem resistência”, segundo a prefeitura, os adesivos para carros que pedem "calma", "respeito", "gentileza", "cuidado" e "atenção".

A campanha tem o objetivo de incentivar atitudes positivas de motoristas e pedestres. "As pessoas já sabem o que é certo e errado no trânsito, mas queremos lembrá-las de que algumas atitudes simples, como respeito e atenção na rua, podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida de todos", explicou o prefeito.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.