Panorama
 
 
 

DIREF E DIFAP REALIZAM ATIVIDADES

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Diref realiza trabalho pioneiro no combate à invasão de pinheiro exótico em campos naturais do sul

Brasília (19/09/06) - A Diretoria de Florestas (Diref), por meio de sua Coordenação de Proteção e Conservação Florestal, vem realizando um trabalho pioneiro na erradicação de plantas exóticas invasoras, como a Pinus taeda, nas Áreas de reservação Permanente (APPs) de Aparados da Serra, área a nordeste do Rio Grande do Sul e a sudeste de Santa Catarina.

Com o objetivo de estudar a invasão das APPs por árvores de Pinus taeda, espécie sub-tropical nativa do sudeste dos Estados Unidos, de 24 de julho a 15 de agosto desse ano, o analista ambiental e especialista em invasões biológicas, Celso do Lago Paiva, realizou viagem técnica à região.

Na ocasião, foi constatada invasão em diversas APPs caracterizadas como bordas de escarpas, encostas com declividade superior a 45°, topos de morro, locais de refúgio ou reprodução de exemplares da fauna ameaçadas de extinção, locais de refúgio ou reprodução de aves migratórias, nascentes (mananciais), cursos-d'água e lagoas naturais.

A pesquisa comprovou que sementes do pinheiro são levadas por ventos a distâncias muito grandes. Há décadas essa conífera é plantada na região e subsiste em áreas nativas. Daí a importância de ser ali erradicada, para interrupção e prevenção da infestação. Constatou-se estabelecimento de plantas até a distância máxima de 2.185 metros das plantas - matrizes, em campos rupestres, campos em coxilhas e em banhados.

Cada população de pinheiros invasores pesquisada foi erradicada com utilização de métodos de eficácia compravada. As operações contaram com o apoio de técnicos do Ibama de Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul. As plantas exóticas invasoras representam grande ameaça para o futuro da conservação das áreas naturais, ao lado do aquecimento global. No Brasil inúmeras áreas de vegetação protegidas estão sendo invadidas por plantas introduzidas.
Sandra Tavares

Difap lança 2º número da Revista de Ornithologia na Semana de Ciência e Tecnologia

Brasília (19/09/2006) - O segundo número da revista Ornithologia foi lançado hoje, durante a 1ª Semana de Ciência e Tecnologia do Ibama, em Brasília. A revista é produzida pelo Centro Nacional de Pesquisa para Conservação das Aves Silvestres (Cemave), ligado à Diretoria de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama (Difap).

Para o Diretor da Difap, Rômulo Mello, apesar de o desenvolvimento e produção de conhecimentos ser um dos principais trabalhos do Ibama, “o conjunto de saberes aqui gerados é ainda pouco mostrado aos pares e à sociedade”. Para ele, é importante “tirar os resultados da gaveta” e divulgá-los, “e a revista é um instrumento fundamental para isso”.

Segundo o Chefe do Cemav, João Luiz Nascimento, a revista faz parte de uma das metas do planejamento estratégico do Centro. “Buscamos a excelência e mais um veículo para atender à comunidade científica brasileira e internacional”, enfatiza. O periódico segue as normas de referência da Revista Brasileira de Zoologia. Um dos objetivos do Centro é, com o tempo, qualificar a publicação com conceito A da Capes
para revistas científicas.

Com tiragem de 500 exemplares e regularidade semestral, seu público-alvo são cientistas e pesquisadores na área de pássaros, principalmente aqueles que trabalham com anilhamento (marcação de aves com anéis identificados). Há também uma versão eletrônica completa no site www.ibama.gov.br/cemave, onde ainda pode ser encontrado o primeiro número. Os artigos foram desenvolvidos por pesquisadores do Cemave e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Qualquer pesquisador brasileiro ou estrangeiro da área de ornitologia pode publicar seus artigos na revista. Basta enviá-los para a Revista Ornithologia, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Centro de Ciências Biológicas Departamento de Zoologia, Av. Prof. Morais Rego, 1.235, Cidade Universitária, Recife-PE, CEP 50670-420; aos cuidados da profª Drª Maria Eduarda Larrazábal.
Luis Borges

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.