Panorama
 
 
 

EMBRAPA APRESENTA PROPOSTAS DE AGROENERGIA NO POWER FUTURE 2006

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

21/09/2006 - Ressaltar a importância da tecnologia agrícola na viabilização do desenvolvimento da produção de biocombustível. Esse foi o principal objetivo da participação da Embrapa no Fórum e Exposição das Energias Alternativas do Brasil - Power Future 2006 – realizado em Fortaleza, de 18 a 20 de setembro. O pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE), João Pratagil Pereira de Araújo, representou o diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, nos painéis “Bioenergia, Biomassa, Biogás e Hidrogênio” e “Biocombustíveis e Agroenergia”.

João Pratagil apresentou as principais linhas de pesquisa da Embrapa nos quatro componentes da matriz energética focados pela empresa - biodiesel, etanol, resíduos agrícolas e urbanos e florestas energéticas - e destacou a importância do desenvolvimento de um processo agrícola sustentável, capaz de gerar variedades vegetais mais produtivas e de melhor qualidade para a produção de biocombustível.

Para o pesquisador, atualmente o enfoque está centrado no processamento, na obtenção e no controle de qualidade de produtos finais e na instalação de mini-usinas, sem uma conexão muito clara com o setor produtivo. “Procuramos enfatizar a importância da produção agrícola, considerado o elo mais fraco, por se apropriar apenas de 3 a 5% do que é gerado na cadeia produtiva de qualquer agronegócio mas que, se não contar com um sistema de produção competitivo e um manejo e produtividade adequados, pode tornar inviável o desenvolvimento do setor”, pondera João Pratagil.

A análise foi bem recebida pelos demais participantes do Power Future 2006, como a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Ministério de Desenvolvimento Agrário e a Petrobrás. Durante o encontro, o gerente de Biocombustíveis da Petrobrás, José Carlos Miragaya, manifestou interesse em procurar a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para estabelecer uma estratégia de programas de melhoramento genético para espécies mais conhecidas como mamona, dendê, babaçu e soja, e de investimento em culturas novas, como o pinhão manso.

Durante a palestra, João Pratagil salientou a missão da Embrapa Agroenergia de viabilizar soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento sustentável e eqüitativo do negócio da agroenergia do Brasil. Ele explicou que a nova Unidade vai se constituir num centro de excelência e de referência mundial em energia derivada de fontes agrícolas e renováveis, bem como de bioprodutos e biomateriais, contribuindo para estimular e apoiar tecnologicamente o desenvolvimento de clusters de negócios de base tecnológica da agricultura, agroindústria e biorrefinarias.
Teresa Barroso

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.