Panorama
 
 
 

EMBRAPA ATUALIZA MAPAS DOS SOLOS E DE APTIDÃO AGRÍCOLA DE MINAS GERAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

19 de Setembro de 2006 - Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro - A Embrapa Solos, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), atualizou os mapa dos solos e de aptidão agrícola do estado de Minas Gerais, que podem ser encontrados no endereço eletrônico www.cnps.embrapa.br/solosbr/conhecimentos.html.

O trabalho, segundo o autor da pesquisa, Fernando Cezar Amaral, do departamento de Planejamento de Uso da Terra da Embrapa Solos, é fundamental para o planejamento ambiental e agrícola do estado, “porque o recurso solo talvez seja o principal elemento em termos de planejamento agrícola e ambiental – se você não conhece o seu solo, as suas potencialidades e suas limitações, não tem como fazer um estudo consistente".

O mapa de aptidão agrícola revela as áreas de maior potencialidade e que deveriam merecer prioridade em investimentos. Na área ambiental, o trabalho define áreas de preservação e as áreas mais frágeis.

De acordo com o pesquisador, o trabalho constata que Minas Gerais é um estado heterogêneo, com diversificação de solos que vão desde a caatinga, no norte, até a floresta subtropical, no sul. Dependendo da região, os cultivos recomendados variam: para o norte, projetos de fruticultura irrigada e também cultura de grãos; no Cerrado, predominam café, cana-de-açúcar, algodão e soja.

Amaral disse também que para grandes investidores, nacionais ou estrangeiros, além de cooperativas de produtores rurais, o estudo da Embrapa Solos pode ser um elemento adicional de desenvolvimento, na medida em que define áreas passíveis de plantio de várias culturas. “Dá para fazer uma primeira seleção com esse estudo e, posteriormente, realizar um trabalho mais detalhado”, indicou. O pesquisador recomentou que os mapas "valem mais para planejamentos regionais ou estaduais, de grande escala, do que para pequenos agricultores isolados".

O chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Solos, Aloísio Granato, informou que a empresa já trabalha nos mapas de solos e aptidão agrícola dos estados de Alagoas e Mato Grosso. "O objetivo é, em conjunto com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que já faz levantamento de solo, cobrir o Brasil todo em escala adequada", afirmou.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.