Panorama
 
 
 

IBAMA: DIA DA ÁRVORE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Mudas de espécies nativas são distribuídas em comemoração ao Dia da Árvore

São Paulo (19/09/06) – A Superintendência do Ibama em São Paulo está preparando duas atividades para comemorar o Dia da Árvore, comemorado na próxima quinta-feira (21). A primeira atividade, que durará o dia todo, será a distribuição gratuita de mudas de árvores nativas brasileiras, como ipês e palmeiras. Para receber as mudas, produzidas pelo próprio Ibama na Floresta Nacional de Lorena, basta comparecer à superintendência. Cada pessoa poderá levar apenas uma muda.

O Ibama/SP promoverá, ainda, palestra sobre as Unidades de Conservação Federais no Estado de SP, que explicará o que são as unidades de conservação, quais são essas áreas de interesse ambiental especialmente protegidas por lei, e popularmente conhecidas como "reservas". No estado de SP existem 16 unidades de conservação federais, muitas delas com belíssimas paisagens, como poderá ser comprovado no evento.

Durante a palestra o analista ambiental Fernando Sivelli vai explicar a legislação que regulamenta o assunto, bem como "o que pode e o que não pode" ser feito em cada unidade de conservação. Essa atividade também é gratuita e aberta a todos os interessados, mas deverá ser observada a lotação máxima do auditório, que é de 60 lugares.

Interessados na palestra ou em apenas receber as mudas, podem comparecer à Superintendência do Ibama em São Paulo, que fica na Alameda Tietê, 637, Cerqueira César, em São Paulo, das 9 às 17 horas.
Airton De Grande

Dia da Árvore representa proteção à biodiversidade

Brasília (21/09/2006) – O Dia da Árvore, comemorado hoje, deve ser olhado como símbolo da conservação da biodiversidade no país. Esta foi a sugestão do presidente do Ibama, Marcus Barros, durante a solenidade alusiva à data, realizada na Asibama.

A uma platéia de servidores e alunos do ensino fundamental, Barros lembrou que governos anteriores incentivaram desmatamento da Amazônia por meio de incentivos financeiros para quem substituísse boa parte da floresta por plantio de soja, criação de gado e outros.

Tal política de ocupação da Amazônia levou a taxas alarmantes de desmatamento, chegando a uma perda anual de 27 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa. Segundo Barros, esta destruição não cabe no modelo de desenvolvimento sustentável, essencial para manter atividade econômica e garantir recursos naturais para as futuras gerações.

Medidas adotadas nos últimos anos, continuou o presidente do Ibama, reverteu o registro de altas taxas de corte raso da floresta. Entre agosto de 2004 e mesmo mês de 2005, o desmatamento na Amazônia caiu 31%. Desta data até agosto de 2006, houve redução de 11% no desmatamento.
Sandra Sato

Dia da Árvore é celebrado com plantio de mudas de ipê

Rio de Janeiro (18/09/06) - O Comitê Pró-Parque e a Delegacia do Verde promovem no próximo dia 23, sábado, às 9 horas, na Avenida Ipiranga, 853, um evento comemorativo do Dia da Árvore (21 de Setembro) e em prol da implantação definitiva do Parque Natural Municipal na área. Serão plantados dois ipês, espécie nativa de Mata Atlântica, que ainda cobre a maior parte da área reservada ao parque.

De acordo com o presidente da Delegacia do Verde, Rogério Guimarães, as duas mudas de ipês serão plantadas como simbolismo pela derrubada recente de uma árvore no local e em protesto pelo recente assassinato ocorrido dentro da área que será abrangida futuramente pelo parque.
Área de Proteção Ambiental de Petrópolis
Ibama/RJ

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.