Panorama
 
 
 

IBAMA: MEIO AMBIENTE NO PARÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Ibama começa a analisar projeto de assentamentos em Anapu

Anapu/PA (19/09/2006) - Durante encontro entre Ibama, Incra e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anapu, ocorrido ontem em Altamira, o Incra protocolou requerimento de autorização de desmatamento para os lotes dos assentamentos do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Esperança, criado pela missionária Dorothy Stang, situado na gleba Bacajá, município de Anapu, Pará.

O gerente do Ibama em Altamira, Roberto Scarpari, recebeu do chefe da unidade do Incra em Altamira, Bruno Lourenço Kempner, os 68 projetos de desmatamento de três hectares em cada lote, de acordo com a Instrução Normativa 75/05, totalizando 204 hectares. Técnicos vindos da gerência de Marabá começam hoje a analisar os projetos.

O Ibama participa hoje de nova reunião entre Incra e agricultores às 10 horas na sede da CEPLAC, em Anapu, durante a qual continuarão as negociações para liberação da rodovia Transamazônica, interditada sobre a ponte do rio Anapu, já por cinco dias, causando grande transtorno para o transporte de cargas e passageiros.
Kézia Macedo

Força-tarefa do Ibama vai analisar projetos de assentamentos em Anapu

Anapu (22/09/06) – O Ibama vai organizar uma força-tarefa para analisar os projetos dos assentamentos situados na Gleba Bacajá, município de Anapu, Pará, com o fim de viabilizar a liberação das Autorizações de Desmatamento (ADMs) nas áreas de três hectares de cada lote.

A decisão foi transmitida ontem, em Anapu, pelo Diretor de Proteção Ambiental, Flávio Montiel, durante reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anapu, da Fetagri, da Comissão Pastoral da Terra e das indústrias madeireiras da região.

A constituição da força-tarefa foi decidida durante encontro de Flávio Montiel com o Diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra, Marcos Kowarick, no dia 20, em Altamira. O grupo de técnicos da Diretoria de Florestas, da Superintendência de Belém e da Gerência de Marabá chega a Altamira a partir da próxima segunda-feira e vai começar a análise dos 68 projetos do Projeto de Desenvolvimento Sustentável Esperança, criado pela missionária Dorothy Stang, protocolados no dia 18 pelo Incra no Ibama de Altamira.

Segundo Flávio Montiel, “os técnicos vão fazer uma análise rigorosa dos projetos à luz da Instrução Normativa 75/05, que trata sobre projetos assentamentos, utilizando-se o novo sistema de controle do transporte de produtos florestais, o Documento de Origem Florestal”.

Transamazônica liberada - A liberação das ADMs é um dos pontos da pauta de reivindicação dos agricultores que bloquearam desde o dia 15 a rodovia Transamazônica. A pista só foi liberada no dia 20 após negociações com o superintendente regional do Incra em Santarém, Pedro Aquino de Santana, e com o chefe da Unidade Avançada do Instituto em Altamira, Bruno Kempner.

Os representantes do Incra e das lideranças dos assentados firmaram um cronograma de reuniões para definir a execução do plano de trabalho relacionado ao atendimento das reivindicações apresentadas, que incluem o ordenamento fundiário e a aplicação dos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - Pronaf em melhorias na infra-estrutura.
Kézia Macedo

Ibama discute criação de Conselho em Resex no Pará

Belém (22/09/06) - O Ibama, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Socioambiental (Disam) e do Centro Nacional de Populações Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável (CNPT), reúne neste sábado (23), às 9 horas, membros dos poderes municipal, estadual e federal, lideranças de colônias de pescadores e de associações de agricultores que representam mais de 500 famílias de ribeirinhos para deliberarem sobre a criação do Conselho Deliberativo (Condel) da Reserva Marinha Chocoaré-Mato Grosso.

Esta unidade tem área de 2.785,72 hectares, localizada no município de Santarém Novo, região nordeste do Pará, a 200 quilômetros de Belém. O debate sobre a criação do Condel envolve entidades comunitárias, instituições de ensino e pesquisa e ONGs ambientalistas convidadas ao evento. “A criação das reservas extrativistas tem como base critérios técnicos e democraticamente discutidos - inúmeras reuniões e audiências públicas junto às populações locais - com os técnicos do Ministério do Meio Ambiente, Ibama, lideranças da base extrativista na Amazônia e Ministério Público Federal. Nas reservas é possível extrair, sem acabar com natureza, madeira, cipó, castanha, borracha, óleos de copaíba e andiroba, além da pesca, criação de pequenos animais e cultivo agrícola para a subsistência”, diz Marcílio Monteiro, superintendente do Ibama no Pará.

A Resex Marinha Chocoaré-Mato Grosso tem por objetivo assegurar o uso sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis, protegendo os meios de vida e a cultura da população extrativista local. Criada por Decreto em 2002, a Resex já estruturou a Associação dos Usuários da Resex Marinha, formada pelas lideranças da base extrativista do município. Os usuários da Resex este mês receberam a visita dos técnicos do Incra para a segunda etapa de assinaturas de contratos do crédito de apoio à habitação, conforme prevê o Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) para 100 famílias. Os recursos serão liberados até dezembro deste ano.
Edson Gillet Brasil

Agentes Ambientais Voluntários fazem ações de campo em Santarém Novo

Belém (22/09/06) - Trinta pescadores e agricultores usuários da Reserva Extrativista (Resex) Chocoaré-Mato Grosso, que participaram do 3º curso de Agentes Ambientais Voluntários (AAV), fazem hoje (22) ações de campo como aula prática de encerramento do curso que começou dia 18, promovido pela Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama (Dipro) por meio do Núcleo de Unidades de Conservação (NUC) e do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), em Santarém Novo, nordeste do Pará, a 200 quilômetros de Belém.

Os futuros agentes ambientais realizarão ações de educação ambiental e identificação de problemas ambientais na área da reserva e de seu entorno. O curso de AAV é o primeiro a ser efetivado em área de Resex Marinha no Pará. Os agentes ambientais foram capacitados pelo Ibama/CNPT para desenvolverem ações de cidadania e educação ambiental na área e no entorno da Resex.
Edson Gillet Brasil

Convênio de Cooperação Técnica é assinado com TJE no Pará

Belém (20/09/06) – A Superintendência do Ibama no Pará assina amanhã (21), ás 12 horas, na sede do Tribunal de Justiça do Estado (TJE), Convênio de Cooperação Técnica com o TJE. A beneficiária do convênio será a Cáritas Metropolitana de Belém (Camebe), com sede na capital. O objetivo é efetivar a “participação direta do TJE/PA no que se refere às doações de madeiras apreendidas pelo Ibama à Cáritas, para destinação social a que se propõe, por meio de um projeto ou plano de utilização, a ser apresentado e aprovado pelo Ibama, com anuência prévia e indispensável do TJE/PA”.

O primeiro parágrafo do convênio estabelece que, com vistas “à execução do objeto do presente Termo, a Caritas poderá celebrar contratos específicos para a execução das atividades necessárias ao beneficiamento das madeiras com empresas devidamente cadastradas no Ibama”. A segunda cláusula estabelece as obrigações de cada um dos signatários do convênio Ibama, Cáritas e TJE.

Ao Ibama competirá informar, antecipadamente, ao TJE/PA acerca da disponibilidade das madeiras apreendidas a serem doadas e que estejam com perdimento administrativo; fiscalizar as ações propostas pela Caritas e aprovar, previamente, o projeto construtivo para o qual se destinam as madeiras, objeto da doação autorizada neste termo.

Ao TJE/PA competirá proceder à doação para utilização das madeiras disponibilizadas pelo Ibama à Caritas; manifestar anuência formal ao projeto construtivo, apresentado antecipadamente pela beneficiária. A esta caberá cmprir fielmente com o objeto do presente termo; prestar informações ao Ibama e ao TJE/PA acerca do desenvolvimento das ações propostas; informar ao Ibama sobre qualquer irregularidade eventualmente ocorrida com relação às madeiras doadas; permitir acesso irrestrito aos servidores do Ibama e do TJE/PA nominados para fins e efeitos de fiscalização das ações propostas.

Quanto aos encargos sociais, a segunda cláusula estabelece que “cada instituição se responsabilizará por todos os encargos de natureza trabalhista e previdenciária, decorrente de seus recursos humanos utilizados nos trabalhos previstos neste instrumento”. Assinam pelo Ibama, Marcílio de Abreu Monteiro, superintendente do Ibama no Pará, pela Cáritas, Leandro dos Mártires Guerra e pelo TJE, o Desembargador Milton Augusto de Brito Nobre.
Edson Gillet Brasil

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.