Panorama
 
 
 

IBAMA REALIZA CURSOS EM BELÉM, MACAPÁ, BELO HORIZONTE, VITÓRIA E BRASÍLIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Ibama realiza XXIII Curso de Introdução à Educação no Processo de Gestão Ambiental

Brasília (18/09/06) - A Diretoria de Desenvolvimento Socioambiental (Disam), por meio da sua Coordenação Geral de Educação Ambiental (CGEAM) realiza, até o dia 30 de setembro, em Teresópolis, Rio de Janeiro, o XXIII Curso de Introdução à Educação no Processo de Gestão Ambiental.

O curso tem como objetivo capacitar técnicos da Petrobras/RJ, bem como integrantes dos Núcleos de Educação Ambiental do Ibama (NEAs) e da Coordenação Geral Licenciamento de Petróleo e Gás (CGPEG/Dilic), como sede também no Rio.

O curso irá prepará-los melhor para execução de suas atividades, peculiares ao processo de licenciamento ambiental, como foco nos projetos de educação ambiental que devem ser concebidos e desenvolvidos junto às comunidades afetadas por empreendimentos de significativo impacto ambiental, passíveis de licenciamento federal, conduzido pelo Ibama.

O curso é fruto de uma reunião técnica, realizada em fevereiro de 2006, entre Petrobras/RJ e educadores da Coordenação Geral de Educação Ambiental (CGEAM/Disam), técnicos da Coordenação Geral de Petróleo e Gás Natural (CGPEG/Dilic), analistas do Escritório Regional do Ibama em Campos e membros do Núcleo de Educação Ambiental do Ibama no Rio de Janeiro (NEA/RJ).

A lei 9795/99 e o Decreto 4.231/02 definem que a prática da educação ambiental deve estar vinculada às atividades de gestão ambiental e, portanto, ao licenciamento ambiental. Com base nisso, equipe da CGEAM/Disam vem construindo, em conjunto com a equipe técnica da Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilic), diretrizes para nortear a elaboração e implementação de programas de educação ambiental no licenciamento federal.
Sandra Tavares

Servidores do Espírito Santo recebem treinamento para uso do DOF

Vitória (18/09/06) - Na última quarta-feira (13), a Superintendência do Ibama no Espírito Santo promoveu um treinamento interno de seus servidores para o uso do novo Documento DE Origem Florestal (DOF, ministrado pelo analista ambiental Lazlo Macedo de Carvalho. O evento contou com a participação de grande parte dos servidores da sede do Ibama na capital.

O DOF no Espírito Santo vai funcionar para os casos de extração de madeiras para exportação, seja interestadual ou internacional; importação de madeiras de outros Estados; além de quando algum produto florestal, oriundo de outro Estado, tiver de sair do depósito em que está armazenado, no Estado, para algum outro destino.

Isso acontece devido ao Espírito Santo não ter um plano de manejo florestal. As empresas madeireiras adquirem o produto florestal de fora, pois o Estado não tem madeira de lei. Normalmente as madeiras que chegam ao Estado vêm da região Norte do país.

Dando continuidade, amanhã (19), será realizado o mesmo treinamento para os servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF-ES). O curso é oferecido para os servidores do IDAF pelo fato do órgão gerir a política florestal no estado. O treinamento é fruto de um acordo de cooperação técnica entre as instituições firmado neste mês.
Crislene Queiróz

3º curso de Agentes Ambientais Voluntários é realizado no Pará

Belém (19/09/06) – A Superintendência do Ibama no Pará iniciou ontem (18) o 3º Curso de Agentes Ambientais Voluntários (AAV) no estado, que segue até sexta-feira (22) e tem por objetivo capacitar 30 pescadores que vivem do extrativismo em 13 comunidades que habitam o entorno da área de manguezais da Resex Chocoaré-Mato Grosso no município de Santarém Novo, a 200 quilômetros de Belém.

A capacitação das lideranças dos pescadores terá por objetivo instrumentar os pescadores para que trabalhem a consciência ambiental com ações de educação ambiental na busca da preservação e conservação e uso dos recursos naturais da Resex
e de seu entorno.

O curso é promovido pelo Ibama por meio do Centro Nacional de Populações Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável (CNPT) e do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Santarém Novo e com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
Edson Gillet Brasil

Servidores são treinados para uso do DOF em Minas Gerais

Belo Horizonte (20/09/06) – A Superintendência do Ibama em Minas Gerais promove, nos dias 21 e 22 de setembro, treinamento para utilização do Documento de Origem Florestal (DOF) entre os servidores, a ser ministrado por José Humberto, da Diretoria de Florestas do Ibama (Diref), no auditório do Ibama/MG, das 8 às 18 horas.

No dia 21, o treinamento será voltado para os servidores do Ibama envolvidos no tema, incluídos os representantes dos Escritórios Regionais e das Áreas de Proteção Ambiental (APAs). No dia 22, o curso será aberto para representantes de empresas usuárias do sistema. Também irá participar da atividade, uma equipe do Instituto Estadual de Florestas (IEF), tendo em vista a ele será o maior operador do sistema no processo descentralização da gestão florestal em Minas Gerais.

O DOF é um documento eletrônico que substituiu a antiga Autorização de Transporte para Produtos Florestais (ATPF), garantindo, com isso, maior segurança no combate a possíveis fraudes.
Ester Junia

Policiais rodoviários federais recebem treinamento sobre DOF no Amapá

Macapá (20/09/06) - Técnicos da Superintendência do Ibama no Amapá realizaram na tarde de ontem (19) um treinamento sobre o novo Sistema de Controle de Produtos Florestais para policiais rodoviários federais lotados no Amapá. Cerca de 20 agentes foram capacitados e receberam informações sobre o funcionamento do novo sistema, com ênfase na segurança, formas de fiscalização e conferência dos dados contidos no Documento de Origem Florestal (DOF) que substitui a Autorização para Transporte de Produtos Florestais (ATPF) desde o dia 1º de setembro.

O DOF é um documento emitido eletronicamente, com código de barras, gerido através de um sistema informatizado, com um banco de dados centralizado que permitirá aos órgãos ambientais a conferência em tempo real das informações atuais das empresas consumidoras de produtos e subprodutos florestais, tornando a fiscalização mais ágil, eficiente e eficaz.

A segurança do DOF está nas informações nele contidas, evitando a ocorrência de fraudes, como “calçamento” e falsificações, que ocorriam com a utilização indevida de ATPFs. No novo sistema, o fiscal poderá cruzar as informações contidas no documento e verificar, a partir do seu código de barras, se o DOF foi emitido pelo sistema, utilizando uma das cinco opções para conferência: acesso pela Internet; acesso via satélite com equipamento AutoTrack; utilizando computadores de mãos; consulta via 0800 24 horas; e relatórios dos DOFs válidos.

Durante o treinamento, os policiais efetuaram consultas e simularam conferência do DOF utilizando o acesso pela Internet e acesso via satélite com equipamento AutoTrack, obtendo respostas às consultas realizadas em um tempo médio de 40 segundos. Maiores informações sobre o sistema DOF podem ser obtidas no setor de Setor de Controle da Divisão Técnica do Ibama/AP, situado na Rua Hamilton Silva, 1570, Santa Rita; pelos telefones (96) 3214 1121 e 3214 1120 ou pelo endereço www.ibama.gov.br.
Patrícia Sullivan

Ibama faz 4º curso de Agentes Ambientais Voluntários no Pará

Belém (22/09/06) - O curso de Agentes Ambientais Voluntários (AAV) que acontecerá no período de 23 a 27 de setembro, é o 4º a ser realizado este ano pela Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama (Dipro), com apoio do Núcleo de Unidade de Conservação (NUC) e Núcleo de Educação Ambiental (NEA), e o primeiro dessa natureza a ser realizado na Floresta Nacional (Flona) de Caxiuanã.

A Flona Caxiuanã, Unidade de Conservação criada em 1961 pelo Ibama – e a mais antiga do Brasil – localiza-se na região noroeste do Pará, a 300 quilômetros da capital Belém. O objetivo do curso será capacitar 25 moradores das três diferentes comunidades da Flona para desenvolverem atividades, como mediadores de conflitos ambientais, aplicando Autos de Constatação de crimes ambientais na região.

O curso será realizado em parceria com o Museu Paraense “Emílio Goeldi” (MPEG), em sua unidade física, na Estação de Pesquisas Cientificas “Ferreira Penna”, base de pesquisa instalada na Flona Caxiuanã pelo Museu.

O conteúdo programático do curso de AAV na Flona consta de temas como: Manejo Sustentável da Flora e Fauna, Extrativismo Pesqueiro, Piscicultura, Legislação Ambiental e Fiscalização Ambiental, todos com o objetivo de dotar os participantes de conhecimentos básicos para desenvolverem ações de cidadania, educação ambiental, estabelecer formas de subsistência compatíveis com a exploração sustentável dos recursos naturais, garantia da preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida das populações extrativistas na Amazônia.
Edson Gillet Brasil

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.