Panorama
 
 
 

OFICINA DE CAPACITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO NO CERRADO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Curso promoveu a formação de moradores de seis municípios da Bahia e Tocantins na difusão de informações ambientais sobre o Corredor de Biodiversidade Jalapão - Oeste da Bahia

Barreiras, 21 de setembro de 2006 — Durante três dias, os 33 participantes receberam informações sobre redação de notícias, campanhas de comunicação, dicas de apresentação oral, de exposição fotográfica e de radiojornalismo. No último dia, o grupo finalizou a produção de seu programa radiofônico ‘Cerrado Vivo’ e uma exposição de fotografias que ilustram a região. Os produtos de comunicação serão utilizados para divulgar as belezas, a biodiversidade, as ameaças e as oportunidades de conservação na área do Corredor. O Corredor é formado por 21 municípios de quatros estados - Piauí, Tocantins, Maranhão e Bahia. Na porção do oeste da Bahia, destacam-se Barreiras, Formosa do Rio Preto, Riachão das Neves e Santa Rita de Cássia.

“Pretendo levar a exposição de fotografias para o Tocantins e convidar a comunidade do entorno para conhecer o Corredor”, planeja Potira de Souza Lima, representante do Instituto Natureza de Tocantins (Naturatins) e responsável pelo assessoramento do Parque Estadual do Jalapão.

Mais de 50 candidatos se inscreveram para participar da oficina cujos critérios de seleção incluíram a motivação para divulgar a conservação ambiental, o engajamento comunitário e as expectativas do participante. “A implementação do Corredor depende muito do engajamento e do compromisso da comunidade, por isso, no processo de seleção, buscamos atender pessoas com diferentes áreas de envolvimento social e com diferentes perfis, priorizando principalmente as que demonstraram maior comprometimento com a conservação da biodiversidade”, ressaltou um dos coordenadores do projeto na área de Educação Ambiental, Erismar Novais, do Instituto Bioeste.

Daniela Pivoto, analista ambiental do Ibama/Barreiras, observa que além de agregar pessoas que trabalham com a comunicação e com meio ambiente, a oficina conseguiu “desatar alguns nós” no processo de transmitir a informação ambiental. “Alguns erros que são cometidos, tendemos a não cometer mais em função do que aprendemos aqui na oficina”, avalia. Ela salienta a importância de que o vínculo entre os participantes seja mantido, fortalecendo a mobilização e a difusão de informações ambientais. “A gente espera que essa seja uma sementinha para futuras ações”.

Realizada pela Conservação Internacional (CI-Brasil) em parceria com o Instituto Bioeste, a iniciativa faz parte do projeto de implementação do Corredor de Biodiversidade Jalapão - Oeste da Bahia, área prioritária para a conservação da rica fauna e flora do Cerrado.

O que são Corredores de Biodiversidade? Os Corredores de Biodiversidade são grandes extensões territoriais ocupadas por áreas naturais públicas (parques e reservas) e privadas (Reservas Particulares, Áreas de Preservação e Reservas Legais), sendo intercaladas por pastos, lavouras, ecoturismo e até mesmo cidades. Dentro do Corredor as atividades humanas devem ser desenvolvidas visando manter ou restaurar a ligação entre as áreas naturais e garantir a sobrevivência do maior número de espécies e o equilíbrio dos ecossistemas. Além disso, os Corredores também têm como objetivo a implementação de políticas públicas municipais que estimulem o desenvolvimento econômico compatível com a conservação da natureza.

 
 

Fonte: Conservação Internacional Brasil (www.conservation.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.