Panorama
 
 
 

PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA SUBSTITUIRÁ PLANTAS EXÓTICAS POR NATIVAS DO CERRADO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Brasília (22/09/2006) - O Parque Nacional de Brasília realizou hoje o pré-lançamento do projeto de substituição de espécies exóticas por plantas nativas do cerrado, na área da unidade. O evento fez parte das comemoração ao Dia da Árvore – celebrado ontem.

O projeto pré-lançado é uma parceria entre o parque e a Secretaria de Estado da Administração de Parques e Unidades de Conservação do Distrito Federal e prevê a troca de mudas entre as instituições.

Na área da administração da unidade, foram identificadas 21 espécies diferentes, como a malvaviscus arboreus, típica do México, e a eucalyptus citriodora, da Austrália. Segundo a analista ambiental e coordenadora do projeto, Cristiane Horowitz, “as espécies exóticas podem invadir áreas nativas e prejudicar a preservação das espécies do cerrado”.

As mudas de árvores exóticas doadas pelo parque serão replantadas em áreas públicas do DF. Enquanto a secretaria fornecerá mudas de espécies do cerrado para plantio no parque. “Uma das grandes soluções para a administração das unidades de conservação é a busca de parcerias com instituições que estão próximas às unidades”, afirmou coordenador do bioma cerrado da Diretoria de Ecossistemas do Ibama, Sérgio Colaço Carvalho.

Simbolicamente, foram plantadas duas árvores nativas do cerrado, os ipês roxo e amarelo, no local onde se encontravam duas espécies chinesas. “A primeira parte do projeto prevê a substituição das espécies exóticas da área da administração e o enriquecimento de espécies nativas na área de uso público. É o primeiro passo de um grande projeto”, afirmou o chefe do parque nacional, Darlan Alcântara de Pádua.

O evento contou com a participação do chefe do parque, do coordenador do Bioma Cerrado, do diretor do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Osanan Coelho, e do superintendente substituto do Ibama no DF, Luiz Eduardo.
Ivanna Brito

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.