Panorama
 
 
 

PROJETO ECO CIDADANIA É PREMIADO NO 4º BENCHMARKING AMBIENTAL BRASILEIRO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

18/06/2006 - A peça teatral “Filhos da Terra” trabalha com os temas que incentivam a imaginação das crianças
O case do Programa de Educação Ambiental, Gasoduto Campinas - Rio de Janeiro da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e da Organização Não Governamental Vale Verde, promovido pela Petrobras, foi premiado no 4º Benchmarking Ambiental Brasileiro, edição 2006.

O Benchmarking Ambiental Brasileiro lançado em 2003 objetiva premiar os melhores cases de gestão ambiental corporativa. O prêmio, em seus três anos de vida, já selecionou e premiou 58 cases vencedores de 10 estados diferentes. É hoje um banco de práticas de sucesso, referências nacionais em se tratando de boas práticas gerenciais.

Tem o propósito de viabilizar essa prática gerencial baseada no acesso compartilhado e democrático do conhecimento ambiental aplicado em ações de melhoria contínua com resultados comprovados para a empresa, comunidade e meio ambiente, ou seja, ações bem sucedidas e compromissadas com os princípios da sustentabilidade.

Essa ferramenta permite o autoconhecimento da competência empresarial numa comparação real com o mercado, a criação e aperfeiçoamento de novas práticas de excelência por meio da inovação e criatividade e rapidez, comprovados por uma metodologia de aprendizado que queima etapas e atinge metas e por fim, troca, soma, reconhece, gera vínculos, respeita a diversidade, integra setores, e principalmente, cria o hábito das relações éticas, transparentes e solidárias entre empresas e seus diversos públicos de interesse.

Na edição de 2006, foram selecionados quinze cases na Categoria Premiado. Além da Petrobras, constam empresas como o Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), CST Arcelor Brasil, Klabin e Souza Cruz. Na Categoria Menção Honrosa, foram selecionados quatorze trabalhos desenvolvidos por empresas como Vivo, Embraer e Siemens.

Os premiados alcançaram médias acima de oito, segundo a opinião de um júri altamente qualificado, que incluiu a participação do presidente do Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), além de jornalistas e membros de instituições ligadas ao Meio Ambiente.

Em 27 de setembro, será apresentado no Teatro Santa Catarina, na Avenida Paulista em São Paulo, o case Programa de Educação Ambiental do Gasoduto Campinas - Rio de Janeiro, quando a classificação geral dos trabalhos será divulgada.

Conheça um pouco mais do projeto
O gasoduto Campinas-Rio de Janeiro tem 448km e abrange 24 cidades em São Paulo e 8 no Rio de Janeiro. Iniciou-se em julho de 2005, com três componentes fundamentais.

Capacitação de Educadores Ambientais
O objetivo principal é capacitar os participantes para a elaboração e execução de projetos de educação. Busca motivar os professores, educadores e líderes locais a desenvolverem projetos reais de educação ambiental, com implicações para novas políticas públicas comunitárias, e devem ser executados com responsabilidade social e cidadania.

Petrobras, Embrapa e Escolas
Crianças das escolas públicas – urbanas e rurais, trabalham com o tema meio ambiente, método Paulo Freire, que mostra a capacidade das crianças em transformar o mundo. Para isso, foi elaborada a peça teatral “Filhos da Terra”, que trabalha com os temas das Cartilhas dos Jogos Ambientais da Ema, incentivando a imaginação delas. As crianças também visitam o Projeto Horta – Escola Solidária.

Comunidades Rurais – Urbanas
Usa-se como referência à estrutura de microbacia, com o perfil adequado e concentração de agricultores com maior necessidade de apoio público, utilizando o acervo tecnológico da Embrapa, para um intercâmbio de experiências, com visitação em outras microbacias. No final do processo será elaborado um plano de gestão ambiental dessa bacia, com bases criadas para que os projetos sejam continuados, com disseminação para outras bacias fora da região. Esse componente está sendo desenvolvido em 2 escalas. A primeira se desenvolve junto aos agricultores que eles vivem em um condomínio natural. A segunda etapa é de interação, com discussão sobre erosão, aplicação de agrotóxicos, e diagnóstico realizado por meio de questões ambientais e sociais (organizacional e comercial), com monitoramento da qualidade da água e soluções para tratamento, poluição, esgoto. É preciso transformar a forma de produzir, que é o maior impacto ambiental. É um trabalho a longo prazo, com monitorias e verificação de melhorias e transformação das comunidades. É preciso atingir todos os segmentos, de maneira permanente e com consistência.
Mais informações e resumo dos cases (por ordem alfabética) no link:
http://www.maisprojetos.com.br/bench/resumo_cases_venc_06.htm
Cristina Tordin

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.