Panorama
 
 
 

PROPOSTAS PARA O MANEJO FLORESTAL DA CAATINGA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

Propostas para o manejo florestal da caatinga podem ser enviadas até dia segunda-feira

20 de Setembro de 2006 - Juliane Sacerdote - Da Agência Brasil - Brasília - As sugestões sobre a instrução normativa que vai regulamentar o manejo florestal da caatinga podem ser enviadas até segunda-feira (25). O prazo inicial havia terminado na última segunda-feira (18) e, segundo o Ministério do Meio Ambiente, foi prorrogado para aumentar a participação da população.

Segundo o coordenador do projeto de conservação e uso sustentável da caatinga, Francisco Campello, dentre as propostas enviadas estão o manejo mais adequado ao pequeno produtor; análise mais impessoal dos projetos; aumento do ciclo de corte de plantas da caatinga, que passaria de 10 para 15 anos; e a aprovação de projetos sem a necessidade de vistoria prévia do ministério.

“Essas são algumas das propostas que já foram enviadas ao Programa Nacional de Florestas (PNF). Mas ainda vão passar por análises para serem aprovadas. A previsão é que, em um mês, as alterações da instrução normativa sejam oficializadas pela publicação no Diário Oficial da União” explica Campello.

Ele lembra que as três edições anteriores da instrução normativa também foram baseadas em consultas públicas. “As modificações pretendem simplificar o processo, mas sem perder a qualidade técnica dos projetos e a supervisão”.

As propostas podem ser enviadas por qualquer pessoa para o endereço pnf@mma.gov.br. Na mensagem deve constar nome, profissão, a organização em que atua, endereço eletrônico, cidade e estado do participante.

As sugestões serão analisadas pelo PNF e pela Diretoria de Florestas (Diref), da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente. O documento final será avaliado pela ministra Marina Silva.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.