Panorama
 
 
 

SEMA-GO AVALIA PARCERIA E PROGRAMA NO CENTRO-OESTE

Panorama Ambiental
Goiânia (GO) – Brasil
Setembro de 2006

Agência vai licenciar empreendimento importante para a economia goiana

21/09/2006 - Para conhecer melhor o empreendimento, os representantes da Agência Ambiental visitaram no dia 20 de setembro, a Usina São Martinho, em Pradópolis (SP),que fica a 600 km de Goiânia. A Usina do Grupo São Martinho, foi considerada a maior processadora de cana-de-açúcar da última safra, com 7,1 milhões de toneladas moídas. Os dirigentes da agência também tiveram a oportunidade de conhecer as práticas de preservação ambiental da empresa.

O Grupo São Martinho, hoje com mais de 7.000 funcionários, planeja começar ainda este ano a construção de sua terceira unidade produtora, a Usina Boa Vista, que deverá ser implantada no município de Quirinópolis, em Goiás. O projeto encontra-se em fase de licenciamento ambiental e teve uma audiência pública no último dia 17 de agosto. Os visitantes da Agência Ambiental, responsável pelo licenciamento da obra, conheceram de perto a infra-estrutura da Usina São Martinho e o trabalho desenvolvido em defesa do meio ambiente. Participaram da visita o presidente da Agência Ambiental, Zacarias Calil Hamu; o diretor de Qualidade Ambiental (DQ), Roberto Gonçalves Freire; e a gerente de Uso de Solo, Neuzelides Maria Rabelo. Eles foram acompanhados pelo diretor da DBO Engenharia, Nelson Siqueira, que é a empresa responsável pela elaboração do EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental – Relatório de Impacto Ambiental) do projeto da Boa Vista. Se o processo de instalação transcorrer dentro do previsto, a indústria deverá começar a produzir em 2008. Ao final da reunião, o presidente da Agência, Zacarias Calil, disse que“ficamos satisfeitos com as práticas observadas de preservação ambiental da Usina São Martinho e com a seriedade com que este tema é tratado dentro do Grupo que quer agora investir em Goiás. Também conhecemos com mais detalhes o projeto da Usina Boa Vista”, afirmou Zacarias Hamu. “Foi muito importante receber esta visita e mostrar quais são nossas políticas e ações para produzir em harmonia com o meio ambiente”, disse Nelson Marinelli. O processo de licenciamento ambiental da Usina Boa Vista deverá ser concluído nos próximos 30 dias. E a expectativa é que o empreendimento gere pelo menos 2 mil novos empregos no município de Quirinópolis.

Agência avança no Programa de Qualidade

19/09/2006 - Os primeiros passos da caminhada da Agência Ambiental rumo à certificação Iso 9001:2000, foram dados concretamente na terça -feira, dia 19, durante a reunião da diretoria e gerências para a revisão do Planejamento Estratégico da autarquia. Os servidores da instituição ficaram todo o dia reavaliando a Missão, Visão, Política de Qualidade e outros itens importantes do planejamento estratégico.

Auxiliados por uma equipe de consultores e dirigidos pelo presidente, Zacarias Calil, os funcionários decidiram agilizar o processo de Certificação Iso 9001, que deve ser concluído até dezembro deste ano.

Conforme esclarecimento do presidente da AGMA, Zacarias Calil, a certificação deverá começar por 3 áreas da prestação de serviço: A Averbação de Reservas Legais, o Licenciamento para Desmatamento e o Monitoramento Ambiental. Esses três processos foram escolhidos, disse Calil, com a finalidade de criar um clima organizacional de credibilidade e motivação, proporcionando a aquisição de tecnologia importante para a certificação dos demais setores, em etapas seguintes. Conforme levantamento feito pela equipe de qualidade da agência, os processos de averbação de reserva legal e licenciamento para desmatamento constituem uma das principais demandas de requerimentos dentro da Diretoria de Qualidade Ambiental. Novas reuniões de trabalho estão agendadas entre diretores e funcionários da agência para
concluir a primeira etapa do processo de certificação dos serviços da AGMA.

Agência pode ampliar parceria com a OJC

18/09/2006 - Na tarde de segunda-feira, dia 18 de setembro, o diretor de Marketing da Organização Jaime Câmara, Luís Claudio e assessores, participaram de uma reunião com o presidente Zacarias Calil e o gerente de Planejamento, Cláudio Adriano. O objetivo foi discutir a ampliação da parceria que existe entre as duas instituições. Atualmente, a AGMA participa da Caminhada Ecológica e da Temporada do Araguaia "Deixe Apenas Esta Marca", programas desenvolvidos pela Organização Jaime Câmara.

Durante a reunião, o diretor de Marketing da OJC propôs ao presidente da AGMA, que a agência apresente projetos à Fundação "O Boticário" juntamente com a OJC. Conforme Luís Claúdio, a intenção é que sejam criados campos científicos em regiões do Araguaia,com o suporte técnico da agência. O presidente da AGMA, Zacarias Calil, gostou da proposta e sugeriu que projetos já executados pela AGMA,sejam incorporados à parceria. Entre eles, frisou Calil, estão os projetos Quelônios e Pirarucu,que podem ser incrementados. A diretoria de Marketing da Organização Jaime Câmara também sugeriu que na temporada do Araguaia 2007 seja montado um escritório,em parceria com a agência, que fornecerá suporte técnico-científico durante toda a temporada. O próximo passo da parceria será apresentar o projeto à Fundação "O Boticário".

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Goiás (www.agenciaambiental.go.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.