Panorama
 
 
 

SEMINÁRIO APRESENTA RESULTADOS NA BACIA DO ALTO TAQUARI

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2006

19/09/2006 - A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), após três anos de experimento em solo arenoso na Bacia do Alto Taquari (BAT), realizou, nos dias 11 e 12 de setembro, seminários em Campo Grande (MS) e Coxim (MS), respectivamente.

Os seminários de "Avaliação de sistemas de recuperação e manejo de pastagens em solo arenoso da Bacia do Alto Taquari, MS" apresentaram os resultados finais do experimento conduzido no Município de Coxim-MS. O objetivo do experimento foi avaliar sistemas de recuperação e manejo de pastagens em solo arenoso voltadas à redução das perdas de solo e água na Bacia do Alto Taquari, e ao aumento da produtividade da pecuária de corte em bases econômicas e sustentáveis.

O experimento foi uma parceria entre a Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) e Embrapa Florestas (Colombo-PR), e Agropecuária Miguel Sérgio Ltda com apoio financeiro do Projeto GEF Pantanal/Alto Paraguai (ANA/GEF/PNUMA/OEA) e do CNPq/CT-Hidro. A iniciativa contou ainda com o apoio da Federação de Agricultura, Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul (Famasul), Sindicato Rural de Coxim e do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Taquari (Cointa).

A programação do seminário incluiu as apresentações “Processos erosivos na Bacia do Rio Taquari – Pantanal” com o pesquisador da Embrapa Pantanal Sérgio Galdino; “Perdas de solo e água em sistemas de recuperação e manejo de pastagens na Bacia do Alto Taquari” com o pesquisador da Embrapa Florestas Renato Antônio Dedecek, e “Sistemas de recuperação e manejo de pastagens em solos arenosos: produtividade e receita”, feita pelo pesquisador da Embrapa Gado de Corte Armindo Neivo Kichel.

Para o vice-presidente da Famasul, Eduardo Riedel, “o projeto foi muito bem planejado e executado e os dados mostram a importância da adoção de práticas de manejo de pastagem que viabilizem os produtores do ponto de vista econômico e que promovam a sustentabilidade ambiental”.

O coordenador do Programa Pantanal, Paulo Guilherme Cabral, que esteve presente no seminário realizado em Campo Grande, considerou o evento extremamente oportuno. “As soluções para os problemas do Taquari devem estar embasadas em pesquisas. O experimento mostrou alternativas baratas baseadas no manejo das pastagens e do gado, que ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade auxilia na conservação”, completa.

O diretor do Departamento de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Agropecuária DEPTA/SDC/MAPA, Helinton José da Rocha, frisou a importância do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores, ao qual considerou esclarecedor, pois demonstrou tecnologias relativamente simples na redução de impactos à água e ao solo na Bacia do Alto Taquari.

Os resultados do experimento também tiveram grande repercussão em Coxim. Para o presidente do Sindicato Rural Patronal de Coxim, Aristóteles Ferreira Júnior, a parceria com a Embrapa é fundamental para os produtores rurais da região, que tem como característica a pecuária extensiva em solos arenosos de baixa fertilidade. Para ele, “o resultado de todo o experimento demonstra ao produtor rural que com o uso de tecnologias adequadas, como as demonstradas, é possível a sobrevivência do produtor com uma margem de lucro significativa, com baixos custos de investimento”.

Os pesquisadores informam que em breve os resultados do experimento estarão disponíveis para o público em geral através de publicações da Embrapa.
Renata Carla M. de Oliveira

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.