Panorama
 
 
 

FUNAI ESTUDA NOVAS PARCERIAS PARA CONSTRUÇÃO DE CASAS INDÍGENAS EM 2007

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

03 de outubro - O coordenador do projeto da Ação Construção de Moradia para a Comunidade Indígena, da Diretoria de Assistência da Funai, João Gilberto da Silva Nogueira, viaja hoje, (03/10), para Rondônia onde se reunirá com representantes das prefeituras de Ji-Paraná e de Alta Floresta. A intenção é discutir parcerias entre os governos local e federal que garantam a construção de moradias para as comunidades Gavião, Zoró, Arara, Uruewauwáu e Tupari. “A expectativa de novos contratos é grande, já que a região tem interesse em se aproximar cada vez mais das comunidades indígenas”, afirma.

Semana passada, o coordenador esteve nos municípios cariocas de Angra dos Reis e Parati, além de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, com o mesmo objetivo.

A iniciativa faz parte da estratégia da Funai de inclusão de novas comunidades indígenas no projeto no ano que vem. A intenção é garantir melhor qualidade de vida e reduzir, assim, os índices de insalubridade e o agravamento de doenças entre os povos que vivem em áreas ambientalmente degradadas, portanto, sem recursos naturais para construção de suas casas tradicionais.

Para 2007, o órgão prevê recursos da ordem de 1 milhão de reais para a construção de cerca de 500 unidades. A outra parte do dinheiro vem de parcerias com as prefeituras, além de convênios com o ministério das Cidades e de Minas e Energia.

Este ano as comunidades Guarani Kaiowá, Guarani M’Byá, Pataxó, Kaingang e Javaé foram beneficiadas com cerca de 200 casas. Segundo Nogueira, a intenção é de que mais famílias sejam atendidas de acordo com o número de recursos arrecadados das parcerias. “Nossa empreitada nos possibilita sempre fazer mediações para conseguir maiores benefícios para as comunidades", afirma.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.