Panorama
 
 
 

IBAMA: CURSOS NA SERRA DE ITABAIANA, RECIFE E EM BRASÍLIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Dipro promove 3º Curso de Ações Especializadas: Fiscais são treinados para enfrentar situações adversas no trabalho de campo

Brasília/DF (03/10/06) - "A natureza é o nosso maior patrimônio. Preservá-la é a nossa missão. Águias". Motivados por esse lema e em meio ao encantador cenário do cerrado do Parque Nacional de Brasília, fiscais do Ibama e servidores de instituições públicas parceiras estão participando do 3º Curso de Ações Especializadas, promovido pela Diretoria de Proteção Ambiental - Dipro em conjunto com a Associação Nacional dos Fiscais Federais do Meio Ambiente - Anffema.

O curso oferece aos 14 inscritos e pré-selecionados, do dia 12 de setembro a 27 deste mês, aulas de educação física, natação, defesa pessoal, produção de conhecimento ambiental e direção defensiva, além de treinamento em socorros de urgência, operações aéreas, técnicas verticais como o rapel, combate a incêndios florestais, técnicas terrestres, montagem de barreiras, sobrevivência, armamento e resgate aquático. As avaliações sobre as matérias têm caráter eliminatório.

Profissionais do Corpo de Bombeiros do DF, Ministério da Defesa, Polícias civil e Militar do DF, Polícia Federal e de outras instituições públicas com anos de experiência atuam voluntariamente como professores. Além do Parque Nacional de Brasília, servirão de sala de aula a Floresta Nacional de Brasília, o aeroporto e instalações da Polícia Federal e Corpo de Bombeiros.

Segundo um dos coordenadores do curso, Ênio Cardoso, a finalidade é a capacitação do fiscal para lidar com as situações adversas que possa enfrentar ao participar das operações de fiscalização e outras. "A idéia é a qualificação para o trabalho de campo, trazendo benefícios para a própria instituição. O ideal é que tivéssemos esse tipo de treinamento desde o ingresso no Ibama, uma espécie de academia vinculada ao curso de formação e de fiscalização", sugere.

Sete agentes de fiscalização vieram dos estados da Paraíba, Pernambuco, Mato Grosso, Amazonas, Distrito Federal e dois são da sede do Ibama. Os custos com hospedagem e passagens aéreas foram pagos pela unidade de origem ou pelos próprios fiscais. Os outros sete alunos são convidados do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Distrito Federal. Fiscais que durante o curso se destacam em alguma área, são requisitados para operações específicas.

Para Salomão Santos, técnico ambiental da Superintendência do Amazonas, que em serviço já se deparou com fome, ameaça de morte e animais peçonhentos, "o curso é vital para quem está na linha de frente das operações. O treinamento possibilita falarmos a mesma linguagem, a fim de estabelecermos um grupo coeso", destaca.

O 3º Curso de Ações Especializadas integra o Programa de Formação de Fiscais do Ibama, o Proffa, e é direcionado a servidores que já têm o Curso de Fiscalização Ambiental. A divulgação é feita por meio de memorando enviado aos setores de fiscalização das superintendências e gerências nos estados. A Dipro prevê, para o próximo ano, a abertura de pelo menos duas novas turmas.
Kézia Macedo

Parna Serra de Itabaiana realiza curso de formação de brigadistas de incêndio

Aracaju (06/10/06) – A Superintendência do Ibama em Sergipe realiza, de 10 a 13 de outubro, no Parque Nacional Serra de Itabaiana, curso para formação de Brigadas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais que será ministrado por técnicos do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).

O curso, com uma carga horária de 40 horas, tem como objetivo preparar 30 pessoas especializadas para atuarem em Unidades de Conservação, na prevenção e no combate ao fogo. O curso contará com aulas teóricas e práticas sobre temas diversos abordando o comportamento do fogo, a formação de brigadas, as ferramentas e equipamentos utilizados para combate aos incêndios florestais, o combate aéreo e terrestre, noções da organização para o combate aos incêndios florestais e a queima controlada.

Ao final do curso o Ibama contratará 14 brigadistas, em regime de contrato temporário remunerado, para atuarem durante o período de estiagem, nas ações de prevenção, controle e combate aos incêndios nos limites do Parque e, quando necessário, serão deslocados para atuarem em outras Unidades de Conservação nas regiões.
Marilene Silvestre

Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais de Pernambuco inicia mobilização

Recife (05/10/06) - O Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais de Pernambuco dá início às mobilizações nos 184 municípios do estado participantes do treinamento. As reuniões começaram no dia 3 de outubro, em Recife e Igarassu - Região Metropolitana. As reuniões vão acontecer em 30 cidades-pólos. Ontem (4) foi a vez de Ribeirão e Cabo de Santo Agostinho, e hoje (5) de Palmares e Tamandaré. Nesta etapa, cada município vai inscrever seus participantes. A primeira oficina acontece simultaneamente nas cidades do Recife, Igarassu e Cabo de Santo Agostinho no período de 6 a 10 de novembro.

O Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais foi lançado no dia 27 de julho, no auditório da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), pela Comissão Tripartite Estadual de Gestão Ambiental, coordenada pelo superintendente do Ibama em Pernambuco, João Arnaldo Novaes. Na ocasião a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, esteve na cidade para a assinatura do convênio. O projeto visa o fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), que, através da capacitação, vai contribuir para a descentralização das políticas de gestão ambiental no estado e promover uma ação ambiental mais localizada e coordenada.

O treinamento faz parte do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais do Ministério do Meio Ambiente e conta com a parceria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade de Pernambuco (UPE), da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ). O projeto, patrocinado pela Petrobras e Amupe, está orçado em R$ 470 mil e capacitará 1000 representantes de 184 municípios pernambucanos. O programa terá duração de dez meses.

Serão realizadas 30 oficinas, de 40 horas/aula, a partir do dia 6 de novembro deste ano. Cada município terá de 4 a 8 representantes. As aulas serão ministradas por 20 capacitadores nas 30 cidades pólos. O Ministério do Meio Ambiente irá disponibilizar material didático e contará com o apoio local de técnicos do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Ibama Pernambucano, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e da Universidade de Pernambuco -UPE. No final das oficinas cada cidade produzirá um programa de gestão ambiental com um diagnóstico sobre a questão ambiental dos municípios pernambucanos que deverá ser concluído em 2007.
Verônica Rodrigues

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.