Panorama
 
 
 

LEMBO INAUGURA NOVA SEDE DA POLÍCIA AMBIENTAL E ENTREGA 66 NOVOS VEÍCULOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2006

04/10/2006 - O comando da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo está operando desde terça-feira (3/10) em sua nova sede, de onde coordena as ações de um contingente de 2.200 homens, distribuídos em suas 120 bases operacionais. A corporação recebeu ainda 66 novos veículos para reforçar as atividades de fiscalização ambiental e de patrulhamento rural.

A nova sede, localizada na Rua Colônia da Glória, 650, Vila Mariana, na Zona Sul da Capital, foi inaugurada pelo governador Claudio Lembo que ressaltou o trabalho que a Polícia Militar Ambiental iniciou em 1949, “numa época em que nem se falava em meio ambiente, promovendo a preservação de áreas como a da Mata Atlântica”.

A solenidade contou com as presenças dos secretários Saulo de Castro Abreu, da Segurança Pública, à qual a Polícia Ambiental está vinculada, Alberto José Macedo, da Agricultura e Abastecimento, que liberou cerca de R$ 2 milhões para a aquisição dos 66 veículos, e professor José Goldemberg, do Meio Ambiente, à qual a corporação está subordinada, além do secretário da Assistência e Desenvolvimento Social, Rogério Amato.

Estiveram presentes, ainda, o coronel PM Elizeu Éclair Teixeira Borges, comandante da Polícia Militar, coronel José Guerra Jr., comandante da Polícia Militar Ambiental, e os deputados eleitos Arnaldo Faria de Sá, Duarte Nogueira e William Woo.

Lembo ressaltou, ainda, a harmonia entre as secretarias da Segurança Pública, Agricultura e Abastecimento e Meio Ambiente que propiciou a instalação da nova sede e a compra dos veículos que serão utilizados na rotina da corporação e para reforçar as ações contra roubos e furtos de equipamentos, produtos e insumos na zona rural, cujos índices vêm se elevando nos últimos anos.

O investimento de cerca de R$ 650 mil na reforma do prédio, com 26 salas e área de 5 mil m2, e na compra de 60 computadores, teve a finalidade de proporcionar condições de trabalho mais adequadas para a Polícia Ambiental. Segundo Goldemberg, a atuação da corporação, junto com as atividades das outras instituições vinculadas à Secretaria do Meio Ambiente, especialmente na área de licenciamento, propiciou o crescimento de 3% na área de Mata Atlântica, nos últimos 15 anos, apesar da população ter apresentado uma expansão de 35%.

Lembrou ainda a aprovação do Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra do Mar pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA, com a aprovação unânime de todos os conselheiros. “A sociedade está se conscientizando de que preservar o meio ambiente significa melhorar a qualidade de vida”, disse o secretário.

A Polícia Militar Ambiental, criada em 14 de dezembro de 1949, é a mais antiga corporação da América Latina com a atribuição específica de promover a proteção do meio ambiente, por meio de ações ostensivas e preventivas. Com um efetivo de 2.200 homens, distribuídos em 120 bases operacionais, é a maior organismo policial dessa natureza no país, constituindo-se em modelo para as corporações de outros Estados.

Na ordem do dia, lida no início da solenidade, foi lembrada a figura do coronel Odilon Spínola Neto, primeiro comandante da Polícia Militar Ambiental, cuja denominação era Polícia Florestal e de Mananciais.
Foto: Pedro Calado

     

 

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.