Panorama
 
 
 

NOVAS REGRAS PARA O PREVFOGO, O USO DE RAIAS DE ÁGUA DOCE EM ORNAMENTAÇÕES E AO COMBATE DO MEXILHÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Proibido o uso de raias de água doce em ornamentações

Natal (04/10/06) - O Ibama proibiu, por meio da Portaria 118, de 19/09/06, em todo o território nacional, para fins de ornamentação, a captura, o transporte e a comercialização de exemplares vivos de raias de água continental, da família Potamotrygonidae, oriundos do extrativismo em águas jurisdicionais brasileiras.

Para efeito desta IN, considera-se como ornamentação a utilização de organismos vivos ou não, em aquários, tanques, lagos ou reservatórios de qualquer tipo, para fins decorativos, ilustrativos, de lazer, de entretenimento ou de observação, sem fins educativos ou científicos.

O presidente do Ibama levou em consideração, além das ponderações da Diretoria de Fauna e Recursos Pesqueiros (Difap), a baixa capacidade de renovação populacional das raias desta família, além do fato da pesca de ornamentais ser feita sobre estoques jovens das raias. Outros fatores são que estas raias apresentam médio ou grande porte, maturação tardia, baixa fecundidade, além de sofrerem múltiplas pressões (critérios para proibição do extrativismo de peixes para fins ornamentais e de aquariofilia).

O que inviabiliza esse uso, é a insuficiência de informações sobre as espécies, que possam garantir a utilização sustentável desse recurso, uma vês que as raias de água doce desta família são alvo da pesca comercial para consumo alimentar humano e que essa atividade teve expressivo crescimento nos últimos anos.
Cláudio da Silva

Ações de combate ao mexilhão dourado são lançadas no Rio Grande do Sul

Porto Alegre (06/10/06) – Na próxima terça-feira (10) será anunciada, em Tapes, as ações que serão desenvolvidas pelo Ibama/RS e pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), no programa de controle do mexilhão dourado no Rio Grande do Sul. Segundo o analista ambiental do Ibama/RS e coordenador do Grupo de Trabalho, Fábio Faraco será anunciado, no evento, de que forma será desenvolvida a parceria, bem como as ações e medidas que serão tomadas nos próximos meses.

O foco do trabalho, segundo Faraco, será a educação ambiental por meio da capacitação de multiplicadores no Estado e municípios, bem como entre setores da sociedade civil, com realização de barreiras conjuntas de fiscalização, vistorias em clubes náuticos e outras atividades que utilizem recursos hídricos.

As primeiras duas oficinas de capacitação de multiplicadores serão realizadas nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, em Porto Alegre, e serão ministradas pelo superintendente do Ibama/RN, Alvamar de Queiroz, que integrou o Plano Nacional de Controle e Monitoramento do Carmujo-africano (Achatina fulica) em 2004-2005 e realizou oficinas em cinco estados, também no controle de uma espécie exótica invasora.

A atividade acontece durante O 2º Seminário do Programa Pró-Mar-de-dentro - Gestão Ambiental Compartilhada para o Desenvolvimento, promovido pela SEMA, dentro da Programação da 13ª Semana Interamericana e 6ª Semana Estadual da Água.
Maria Annes

Plano de Ação do Prevfogo no Rio Grande do Sul

Porto Alegre (04/10/06) – A Superintendência do Ibama no Rio Grande do Sul está apoiando a criação de uma brigada de prevenção e combate a incêndios florestais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Alegre (SMAM), que irá atuar nos parques municipais da Capital gaúcha. Com isso, um curso de capacitação está sendo realizado até sexta-feira (6), no Parque Natural Saint Hilaire, em Viamão - Região Metropolitana de Porto Alegre.

Durante o curso, o Ibama/RS entregou aos funcionários da SMAM, nesta terça-feira (3), o material usado no combate aos incêndios florestais: 12 abafadores, cinco bombas costais rígidas, uma bomba costal flexível, um pinga-fogo e 35 bonés para as ações de combate.

Conforme o cronograma do Prevfogo/RS para este ano, já foram realizados cursos de capacitação no Parque Nacional de Aparados da Serra e Serra Geral, Estação Ecológica do Taim, e um curso de capacitação de brigadistas no Parque Nacional Lagoa do Peixe, em Mostardas. Este foi o primeiro curso do Prevfogo/RS realizado pelo Ibama/RS naquela unidade de conservação.

O plano de ação, coordenado na superintendência pelo analista ambiental Círio Augusto de Azeredo da Silva, desde 2001, observa os períodos críticos para as Unidades localizadas nos campos de cima da Serra (que vai de julho a setembro) e para aquelas localizadas na metade sul do estado, que abrange o período de setembro a outubro. O curso prioriza o trabalho de prevenção, por meio da vigilância das áreas de maior risco.

Conforme Círio, a maior parte das ocorrências se deve ao descuido de agricultores, que utilizam o fogo para limpeza do campo. O procedimento é ilegal e está proibido, segundo a Lei 9.519 do Código Florestal Estadual.
Maria Annes

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.