Panorama
 
 
 

TUBARÃO E LOBO-GUARÁ SÃO DEVOLVIDOS AOS SEUS HABITATS NATURAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Do restaurante para o mar

Brasília (04/10/2006) - O Ibama reintroduziu na natureza o tubarão-lixa (Ginglymostoma cirratum) apreendido, na semana passada, em um restaurante em Ipanema, no Rio de Janeiro. O tubarão-lixa, espécie ameaçada de extinção, voltou para o seu habitat natural depois de passar quatro meses no pequeno aquário do restaurante. O Ibama recebeu apoio de biólogos do Instituto Aqualung durante a soltura do animal.

O dono do restaurante vai pagar uma multa de R$ 500,00 por manter em cativeiro espécie ameaçada de extinção. Segundo os biólogos, mesmo sendo um filhote (apenas quatro anos), um animal desse porte precisaria de um aquário do tamanho de uma piscina. “Por uma questão instintiva, o animal vai conseguir se readaptar ao ambiente natural com facilidade”, explicou chefe da Divisão Técnica da Superintendência do Ibama/RJ, Adílson Gil.
Gustavo Rick

Ibama solta lobo-guará capturado numa área urbana de Belo Horizonte

Brasília (04/10/2006) - O Ibama soltou o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), espécie ameaçada de extinção, capturado pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Ambiental na madrugada de segunda-feira no quintal de uma casa em Belo Horizonte. O animal foi examinado pelos veterinários do Ibama e, como apresentava bom estado de saúde, foi solto ontem à tarde numa área verde do município de Nova Lima, região metropolitana da capital mineira.

Segundo o analista ambiental do núcleo de Fauna do Ibama/MG Daniel Villela, este Lobo-guará vivia numa pequena área verde próximo a casa onde foi capturado. “Nesta época de seca, há escassez de alimento e este Lobo-guará pode ter saído para se alimentar na área urbana, em lixões, por exemplo. Isto acontece por causa da destruição de seu habitat, a área onde ele vivia está muito degrada. Por isso o levamos para uma área verde bem preservada não muito distante de seu local de origem”, explicou Villela.
Gustavo Rick

Ibama recaptura macaco que fugiu da sede em Belém

Belém (02/10/06) - O macaco-prego (Cebus apela) que havia fugido da sede do Ibama em Belém, na sexta (29), foi recapturado hoje (2) pelos analistas ambientais do Núcleo de Fauna do instituto e destinado para pesquisas na área Biomédica da Universidade Federal do Pará (UFPA), na área litorânea em Belém, norte do País.

Após a fuga, no momento da transferência para o Centro de Ciências Biológicas da UFPA, o macaco causou alguns transtornos à vizinhança do Ibama, no bairro da Batista Campos, em Belém. O animal silvestre foi entregue de forma voluntária ao Ibama na quinta (28) por uma moradora em Belém. A Lei 9.605/98 - Lei dos Crimes Ambientais prevê que as pessoas que fazem a entrega voluntária de animais silvestres preenchem documento intitulado Termo de Entrega Voluntária, emitido pela autarquia.
Edson Gillet Brasil

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.