Panorama
 
 
 

ADRIA MOSTRA AO GREENPEACE SEUS ESFORÇOS PARA ENTRAR NA LISTA VERDE DO GUIA DO CONSUMIDOR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2006

11-10-2006 - São Paulo - Em reunião realizada esta semana na sede da Adria em São Caetano do Sul (SP), a diretoria da empresa sinalizou ao Greenpeace ter interesse em garantir produtos livres de transgênicos e informou ainda que está implementando um Projeto Sócio-Ambiental Corporativo para discutir a questão dos organismos geneticamente modificados.

Presente desde 2003 no Guia do Consumidor elaborado pelo Greenpeace, a Adria fabrica massas e biscoitos que são distribuídos em todo o território nacional sob as marcas Zabet, Basilar, Isabela e Adria. Apesar de estar negociando sua mudança para a lista verde desde 2004, a empresa até hoje não conseguiu a garantia de todos os seus fornecedores a respeito da não utilização de matéria-prima livre de transgênicos. Por isso a Adria ainda está listada na coluna vermelha do Guia.

“O Greenpeace vê com bons olhos a indicação da Adria de que está disposta a mudar para a lista verde, e esperamos que essa mudança aconteça o quanto antes”, disse Gabriela Vuolo, da campanha de engenharia genética do Greenpeace.

Segundo a diretoria da Adria, o Projeto Sócio-Ambiental Corporativo está em fase de implementação, não havendo ainda uma data para que a empresa efetivamente se comprometa a fabricar alimentos sem ingredientes transgênicos. Ao final da reunião, os representantes da empresa e do Greenpeace se comprometeram a retomar as negociações em janeiro de 2007, para efetivar a mudança da empresa para a lista verde do Guia.

O Guia do Consumidor dá informações sobre produtos que utilizam soja e milho em sua fabricação, que hoje representam mais de 80% da área plantada com transgênicos no mundo. Publicado desde 2002, o Guia classifica as indústrias de alimentos na lista verde ou vermelha de acordo com o compromisso de cada uma delas com relação ao uso de transgênicos em sua produção. Atualmente, 67 empresas estão na lista verde, e 42 na lista vermelha.

Dia Mundial da Alimentação: você sabe o que está comendo?

10/10/2006 - No dia 16 de outubro o planeta celebra o Dia Mundial da Alimentação. Para marcar a data, o Greenpeace preparou diversas atividades em cidades brasileiras. Os voluntários da organização distribuirão o Guia do Consumidor e conversarão com a população para alertar sobre os perigos dos alimentos transgênicos.

“A maioria dos brasileiros não sabe, mas pode estar comendo transgênicos. A soja geneticamente modificada foi aprovada em 2005 e até hoje o governo e as empresas não fizeram nada para colocar a legislação de rotulagem em prática”, alertou Gabriela Vuolo, coordenadora da campanha de engenharia genética do Greenpeace. “A única ferramenta disponível para os brasileiros que querem evitar o consumo de transgênicos é o Guia do Consumidor”.

O Guia do Consumidor dá informações sobre produtos que utilizam soja e milho em sua fabricação, que hoje representam mais de 80% da área plantada com transgênicos no mundo. Publicado desde 2002, o Guia classifica as indústrias de alimentos na lista verde ou vermelha de acordo com o compromisso de cada uma delas com relação ao uso de transgênicos em sua produção. Atualmente, 67 empresas estão na lista verde, e 42 na lista vermelha.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.