Panorama
 
 
 

COMUNIDADE DA JURÉIA DISCUTE RESERVAS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

11 Oct 2006 - Moradores tradicionais da região da Juréia, 200 km ao sul da cidade de São Paulo, se encontram na próxima sexta-feira, 13, para debater o futuro da área mais rica em biodiversidade no estado. A vila da Barra do Una, em Peruíbe (SP), receberá antigos moradores e especialistas para um seminário sobre Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS). O evento conta com a participação da técnica em Políticas Públicas do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia e Apoio ao ARPA do WWF-Brasil, Ticiana Imbroisi, que irá debater a categoria RDS e propostas de regulamentacão.

Localizada no perímetro da Estação Ecológica Juréia-Itatins, a vila da Barra do Una poderá se tornar a primeira RDS do centro-sul do país. A novidade ainda depende da aprovação de um projeto de lei que aguarda votação na Assembléia do estado. Se depender da população local e das organizações socioambientalistas, a Juréia virará um mosaico de 13 unidades de conservação.

Os moradores aproveitam o feriado da padroeira para voltar à vila, realizar os debates e celebrar a Festa Caiçara local, quase extinta desde 1986, quando passaram a ser pressionados a deixar a terra de seus antepassados e dar lugar a pesquisadores e estudantes da biodiversidade.

Mesmo sem receber as indenizações garantidas pela legislação, a maioria da população abandonou voluntariamente suas casas e migrou para as cidades vizinhas. “O êxodo enfraqueceu a tradição caiçara e criou um dos maiores conflitos socioambientais do estado”, comenta o secretário executivo da Mongue – Proteção ao Sistema Costeiro, Plínio Melo, organização local que realiza o seminário, com o apoio da SABU - Sociedade Amigos da Barra do Una e o patrocínio da Petrobras.

A partir da aprovação do projeto de lei 613/04, será regularizada a moradia em algumas áreas pequenas. Serão permitidas atividades de desenvolvimento sustentável e o recebimento de turistas na área mais rica em biodiversidade do litoral paulista.

 
 

Fonte: WWF-Brasil (www.wwf.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.