Panorama
 
 
 

GREENPEACE REVELA NOVAS EVIDÊNCIAS DE CONTAMINAÇÃO CAUSADA PELO ARROZ TRANSGÊNICO DA BAYER

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Outubro de 2006

10-10-2006 - Nova Déli - Resultados de testes divulgados hoje pelo Greenpeace Internacional mostram que variedades de arroz vendidas na região do Oriente Médio também foram contaminadas pelo arroz geneticamente modificado ilegal da Bayer, plantado em campos experimentais nos Estados Unidos. A contaminação provocada pelo arroz da Bayer já foi detectada em nove países e resultou em medidas restritivas de importação contra os Estados Unidos em diversas regiões do mundo.

A contaminação no Oriente Médio tem graves implicações globais, porque de lá o arroz é novamente exportado para países da Ásia. Hoje, ativistas do Greenpeace ofereceram tigelas de arroz simbólicas, com pontos de interrogação, para os ministros da agricultura que compareceram ao Congresso Internacional do Arroz, em Nova Déli, desafiando-os a agir imediatamente para prevenir a contínua contaminação do alimento mais básico do mundo.

Ministros da Agricultura de oito países (China, Indonésia, Índia, Laos, Nepal, Filipinas, Tailândia e Vietnã) estão participando do Congresso para estabelecer a agenda para a produção do arroz e sua exportação nos próximos cinco anos, discutindo assuntos comerciais e também inovações científicas e soluções sustentáveis para a produção do arroz. Ironicamente, Bayer e Monsanto – as duas principais defensoras da indústria de biotecnologia – estão patrocinando do Congresso Internacional do Arroz, o que as coloca em posição chave para influenciar a agenda do encontro em seu benefício.

“O arroz contaminado no Oriente Médio é mais um problema para a indústria americana do arroz, que já sofre com recalls de produtos, exigências de testes, restrições à importação e cancelamento de pedidos de diversos países”, afirma Divya Raghunandan, coordenadora da campanha de engenharia genética do Greenpeace na Índia. “Agora, mais do que nunca, está claro que as plantações transgênicas oferecem um sério risco e que o mito dos ‘campos experimentais controlados’ é perigoso. Qualquer país que permita a plantação de produtos transgênicos, mesmo em campos experimentais, está expondo seus agricultores e comerciantes de produtos agrícolas a um desastre econômico e ambiental. A única solução é a proibição total desses produtos”, acrescentou Raghunandan.

O Greenpeace convocou governos a proteger esse produto básico da alimentação mundial estabelecendo um plano claro de ação contra catástrofes similares, controlando a contaminação genética de plantações e responsabilizando a Bayer por seus produtos contaminados.

“A extensão da contaminação exige uma resposta urgente. Esse arroz e seus produtos derivados podem estar nas prateleiras dos supermercados em qualquer lugar do mundo”, alertou Jeremy Tager, coordenador da campanha de engenharia genética do Greenpeace Internacional. “Nós pedimos aos ministros da Agricultura de todo o mundo que ordenem testes imediatos em todos os produtos que possam ter sido expostos à contaminação do arroz transgênico ilegal, e que imponham também controles rígidos de importação à qualquer produto que venha de países que possam ter plantado essa variedade geneticamente modificada. Será preciso um trabalho global e coordenado para assegurar que cidadãos de todas as partes estão protegidos de produtos contaminados por transgênicos”, afirmou Tager.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.