Panorama
 
 
 

IBAMA: APREENSÃO DE MADEIRA NO PARÁ E DEFESO DA SARDINHA VERDADEIRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Ibama, Seap e setor produtivo firmam acordo sobre período de defeso da sardinha verdadeira

Brasília (13/10/2006) - O Ibama e a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap) fecharam com o setor produtivo de sardinha verdadeira acordo sobre os futuros defesos. O acordo foi fruto de discussões que envolveram também os ministérios do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Industrial e Comércio Exterior e da Defesa (Marinha) na última reunião do Comitê Gestão do Uso Sustentável da Sardinha Verdadeira (CGSS), realizada na terça e quarta-feira desta semana na sede do Ibama em Brasília.O período de defeso definido por consenso na reunião foi de 150 dias, apesar de o setor produtivo ter apresentado proposta para de redução para 135 dias.

“É válido ressaltar a forma equilibrada e o nível elevado na condução das discussões, numa demonstração clara do sucesso do modelo de gestão, do CGSS e da maturidade que vem sendo alcançada nas relações entre governo e sociedade na busca de uma gestão do uso dos recursos pesqueiros que contemple os interesses dos usuários com a conservação do patrimônio ambiental”, comemorou o coordenador de Ordenamento Pesqueiro do Ibama, Clemerson Pinheiro.

Na oportunidade, além das definições sobre os futuros defesos, foi apresentada a proposta do Plano de Gestão do Uso Sustentável da Sardinha Verdadeira no Brasil. O plano contempla os seguintes pontos: frota e permissões de pesca; captura de sardinha verdadeira como isca viva; pesquisa; controle e fiscalização, considerados fundamentais para recuperação da espécie e alcance dos níveis de exploração com garantia da sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Principais pontos do acordo sobre o defeso da sardinha verdadeira:
O defeso de desova será de 100 dias, ocorrendo entre os meses de novembro e fevereiro.
O defeso de recrutamento será de 50 dias e ocorrerá nos meses de julho e agosto.
Estes períodos de defeso serão estabelecidos para as próximas três temporadas, ou seja, 2006/2007, 2007/2008 e 2008/2009, com revisão em 2007.
As datas dos defesos serão definidas até o final da próxima semana.
Gustavo Rick

Ibama do Pará apreende balsas e madeira sem documentação de procedência

Brasília (10/10/06) – Fiscais da Gerência de Santarém apreenderam na sexta-feira 06, no rio Uruará, município de Prainha, Oeste do Pará, cinco balsas que transportavam cerca de 3.500 metros cúbicos de toras de ipê e maçaranduba sem comprovação de origem das madeiras. A tripulação não apresentou aos fiscais o Documento de Origem Florestal (DOF), obrigatório, com o qual o Ibama fiscaliza o fluxo de produtos florestais no território nacional.

Os fiscais deixaram as balsas e a madeira sob guarda do Batalhão de Polícia Militar de Prainha, e retornaram a Santarém para lavrar os autos de infração e os termos de apreensão, além de definir a logística de transferência das balsas para Santarém. A multa pode alcançar R$ 1,7 milhão.

Os proprietários das toras alegaram que não tinham imprimido o DOF devido à pressa de retirar as balsas da zona de conflito com moradores de uma comunidade de Prainha, que teriam se revoltado e feito ameaças depois que um caminhão de madeireira atropelou uma pessoa.
Kézia Macedo

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.