Panorama
 
 
 

IBAMA: EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA, REUNIÃO TÉCNICA E COMITÊ SOBRE SITUAÇÃO DOS PRIMATAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

João Pessoa (13/10/06) - O 2º Encontro do Comitê Internacional para Conservação e Manejo dos Primatas Amazônicos ocorrerá nos próximos dias 18, 19 e 20, em São Luis do Maranhão, quando reunirá diversos especialistas representando mais de 15 entidades nacionais e estrangeiras. Eles irão discutir diversos temas científicos e formalizar o Plano de Ação para 2007 de Conservação das espécies alvo de primatas a serem selecionadas durante o evento.

Na pauta serão abordados temas sobre espécies ameaçadas que determinem à formação de colônias protegidas em cativeiro; incentivo à pesquisa voltada para conservação do grupo; a situação dos Cetas da Amazônia Legal e uma apresentação sobre a SISBIO, por Onildo Marini Filho, Coordenador Geral de Fauna do Ibama. Constam, ainda, vários painéis específicos sobre os primatas do Maranhão e do Pará; os projetos Ululata e Kaapori, desenvolvidos pelo CPB; e, os mamíferos da REBIO Gurupi.

Será apresentada pela Diretoria de Ecossistemas do Ibama e superintendência do órgão no Maranhão uma análise da situação atual e proposições para efetivação da Reserva Biológica de Gurupi. Segundo Marcelo Marcelino, chefe do Centro de Primatas Brasileiros- CPB a agenda do Comitê prevê, ainda no primeiro dia, importante oficina para seleção das espécies que serão alvo para elaboração dos planos de ação e as estratégias do ano que vem.

Formação do Comitê

O Comitê é coordenado e formado por representantes das diretorias e Centros especializados do Ibama, além das Universidades da Amazônia, Pará, Sergipe, Maranhão e Rondônia; PUC/RS, MPEG, INPA, FEEMA, FIOCRUZ, SEDEMA, SZB, Zoológico de Belo Horizonte, Zoológico da Filadélfia/EUA, Zoológico de Jersey/Reino Unido, Conservation Internacional- CI/ EUA, Wildlife Conservation Society ?WCS, Universidade de Auckland/Nova Zelândia e convidados.
Aldo Sérgio

Reunião Técnica para Atualização de Áreas Prioritárias do antigo PROBIO acontece no Ibama

Brasília (09/10/06) - O Ministério do Meio Ambiente, em parceria com ONG’s, universidades e outros órgãos governamentais realizará amanhã e depois, dias 10 e 11 de outubro, no auditório I da Sede do Ibama, a segunda Reunião Técnica dentro do Projeto de “Atualização das Áreas Prioritárias para a Conservação, uso Sustentável e Repartição de Benefícios da Biodiversidade Brasileira - Biomas Cerrado e Pantanal”, que reunirá pesquisadores e especialistas em várias áreas da biodiversidade.

A Coordenação de Zoneamento Ambiental é responsável, dentro deste Projeto, pela organização, processamento e análise dos dados e informações e pela geração do produto final, para os referidos biomas, cujos resultados, englobando os outros biomas brasileiros, deverão ser apresentados à sociedade ainda este ano pela Ministra Marina Silva.
Jailton Dias

Exposição fotográfica do Ibama na XVII Feira do Verde

Vitória (10/10/06) - O Ibama está participando da XVII Feira do Verde, em Vitória, Espírito Santo. A equipe de eventos do Ibama/Brasília, em conjunto com a Superintendência do Ibama/ES, está com um espaço de 116 metros quadrados, divididos em dois estandes.

No estande maior, de 100 metros quadrados, a instituição apresenta a exposição fotográfica "Ecossistemas Brasileiros". A mostra possui nove painéis, divididos pelos seguintes temas: Amazônia, Araucárias, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas, Pantanal e Zona Costeira.

O estande de 16 metros quadrados, anexo ao maior, oferece recreação infantil com teatro de fantoches, contadores de histórias, oficina de pintura infantil, pintura de animais no rosto das crianças, além de abrigar as Edições Ibama. A Feira do Verde vai até domingo (15) e é um dos maiores eventos do ramo no Espírito Santo. O tema deste ano é "Educação Ambiental: comece mudando a sua natureza".

O principal objetivo do evento é divulgar a Educação Ambiental por meio da integração dos diversos agentes sociais, incentivando a troca de informações entre representantes do poder público, das instituições não-governamentais e do setor privado, além de divulgar as experiências, iniciativas e projetos da área ambiental para o público.
Crislene Queiroz

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.