Panorama
 
 
 

IBAMA PROMOVE VIDEOCONFERÊNCIA SOBRE GESTÃO AMBIENTAL E CAPACITA AGENTE DE FISCALIZAÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Ibama capacita 132 novos agentes de fiscalização

Brasília/DF (09/10/06) - Começa hoje, às 8h30, no Centro de Treinamento do Ibama – Centre, no Setor de Autarquias Sul, o 13º Curso de Fiscalização Ambiental que vai capacitar 46 analistas ambientais aprovados no último concurso para atuarem como agentes de fiscalização ambiental.

Ao todo, contando com os analistas que participaram do treinamento em São Luís, MA, no mês passado, e os que farão o curso a partir do dia 31 deste mês, em Belém, PA, serão mais 132 novos fiscais do Ibama designados por portaria, capacitados para combater ilícitos ambientais em todo o país.

Além de servidores da Diretoria de Proteção Ambiental e da superintendência do Distrito Federal, estão participando do curso analistas lotados em superintendências, gerências e escritórios regionais das regiões Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte), Norte (Rondônia), Sul (Rio Grande do Sul), Sudeste (São Paulo) e Centro-Oeste (Tocantins).

Durante duas semanas de treinamento intensivo, os analistas terão aulas teóricas e práticas visando o aprimoramento da ação fiscalizatória nas áreas de fauna, flora, pesca, poluição e degradação ambiental, monitoramento, unidades de conservação, mediação de conflitos, acesso ao patrimônio genético, entre outras.

Para o Diretor de Proteção Ambiental, Flávio Montiel, a meta é aprimorar a qualidade da fiscalização ambiental. “O curso transmite uma visão integrada e multidisciplinar da ação fiscalizatória, que passa a ser entendida além do ato repressivo e deve abranger medidas de prevenção e monitoramento contextualizadas pelos aspectos sociais, econômicos e culturais”, salienta.

O corpo de professores é constituído por servidores do Ibama selecionados pelo Programa Nacional de Formação em Fiscalização – Proffa, da Diretoria de Proteção Ambiental, pelo conhecimento técnico-científico e experiência. Eles participaram do planejamento e da escolha dos conteúdos que serão ministrados durante o curso e tiveram acesso antecipado ao perfil e sugestões dos alunos com o objetivo de adequarem os temas às especificidades locais.
Kézia Macedo

Videoconferência discute gestão ambiental

Porto Alegre (09/10/06) - O Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC) realizou na última quinta-feira (5) uma vídeoconferência para discutir aspectos da gestão ambiental, com ênfase no licenciamento ambiental e na fiscalização. O evento é uma parceria do PNC com o Instituto Banco Mundial (WBI) e tem como objetivo instrumentalizar os estados por meio de encontros mensais que abordam temas ambientais variados.

As videoconferências são realizadas nas primeiras quintas-feiras de cada mês. Na quinta, estavam conectados com técnicos do Ministério do Meio Ambiente representantes de 10 estados brasileiros. Em Porto Alegre, os participantes estiveram reunidos na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul.

Da Bahia foram relatadas parcerias visando o licenciamento ambiental; de Porto Alegre experiências adquiridas há 35 anos, desde a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e outros estados, onde o licenciamento ainda é centralizado, buscavam soluções para seus questionamentos. De Brasília, participaram o diretor do Departamento de Articulação Institucional do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Volney Zanardi Jr, a Coordenadora Nacional do PNC, Virginia Müzell e o consultor jurídico do Ministério, Gustavo Trindade.

O Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC) e o Instituto Banco Mundial (WBI) estabeleceram uma parceria com o objetivo de divulgar o Programa, disponibilizar material e recursos para a formação dos multiplicadores que serão responsáveis pela continuidade do PNC e incentivar o compartilhamento de experiências entre os municípios.

O primeiro resultado dessa cooperação é a série de seminários por Videoconferência promovidos pelo WBI ao longo deste ano. Esses seminários são coordenados da sede do Instituto Banco Mundial em Brasília. No próximo mês o assunto abordado será Educação Ambiental.

Em Porto Alegre, estiveram presentes na reunião representantes da Comissão Técnica Tripartite do Estado, entre eles o superintendente do Ibama/RS, Fernando da Costa Marques, o assessor técnico da FAMURS, Valtemir Goldmeir e Magda Arioli, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM).

As Comissões Tripartites são instâncias criadas para articular os órgãos federais, estaduais e municipais de meio ambiente e outras organizações da sociedade para a promoção da gestão ambiental compartilhada e descentralizada entre os entes federados, visando fortalecer o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama).
Maria Helena Annes

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.