Panorama
 
 
 

MMA PARTICIPA DE ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE POLUIÇÃO DOMÉSTICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

11/10/2006 - Daniela Mendes - Com apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) será realizado, em Brasília, nos dias 16 e 17 de outubro, o Encontro Internacional sobre Poluição Doméstica, Fogões Ecológicos e Desenvolvimento Sustentável que tem como objetivo elaborar um plano de ação para a redução da poluição no ambiente doméstico produzida por fogões a lenha. O evento acontecerá no auditório do Ministério das Cidades, e conta, também, com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Fundação Shell, Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio de Salvo Brito (CRESESB), Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL) e Ministérios de Minas e Energia.

De acordo com a Winrock International Brasil, organizadora do evento, nas zonas rurais de países em desenvolvimento, e até mesmo em áreas urbanas, uma prática bastante usual é a queima de combustíveis sólidos como a lenha, carvão mineral e vegetal, e resíduos orgânicos para obtenção do fogo e sua energia térmica. No Brasil o alto custo do botijão de gás ou sua indisponibilidade obriga parcelas mais carentes da população a utilizarem fogões a lenha primitivos que, ao mesmo tempo que possuem um baixo aproveitamento energético, também geram fumaça no ambiente da cozinha.

Para estes dois dias de encontro foram convidados especialistas nacionais e internacionais com o objetivo de discutir esta problemática e explorar alternativas apropriadas à realidade brasileira, incluindo o conceito de fogões ecológicos , uma tecnologia que transforma o uso da lenha num processo mais moderno e humano, já que evita a exposição à fumaça e fuligem.

No encontro serão debatidas propostas de políticas públicas de apoio ao desenvolvimento tecnológico de fogões ecológicos entre outros temas relacionados ao assunto. Relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado em 2002, mostrou que a cada ano 1,6 milhões de pessoas morrem no mundo devido à fumaça no ambiente doméstico. Esse número coloca a poluição doméstica na mesma ordem de grandeza de grandes problemas globais de saúde como é o caso da malária e AIDS.

Estes primitivos fogões utilizados no interior das residências produzem uma quantidade de fumaça que muitas vezes chega a atingir 100 vezes os níveis recomendados pela OMS. A exposição a esse tipo de poluição é um alto fator de risco para infecções respiratórias agudas, principalmente entre mulheres e crianças, sendo estas últimas as mais vulneráveis. A exposição à fumaça da lenha muitas vezes equivale a uma contaminação pulmonar por fumar dois maços de cigarros ao dia.

Entretanto, com o melhoramento tecnológico dos fogões, o consumo de lenha poderia ser reduzido à metade, contribuindo também para minimizar o impacto no meio ambiente, além de preservar a saúde humana.

PNC será apresentado no Rio de Janeiro

13/10/2006 - O Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC) está chegando ao Rio de Janeiro. No dia 20, ele será apresentado em solenidade promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, em auditório da Caixa Econômica Federal, na capital do estado. O objetivo do PNC é capacitar e qualificar os municípios para a gestão ambiental e permitir a descentralização do Sistema Nacional do Meio do Ambiente (Sisnama), um dos eixos estratégicos do ministério.

Em agosto, o programa desenvolvido pelo Departamento de Articulação Institucional (DAI) completou um ano com 12 estados conveniados, o envolvimento de cerca de 1600 municípios e o fortalecimento das comissões tripartites. A expectativa é fazer com que o PNC alcance 50% dos municípios brasileiros até 2009.

Atualmente, apenas 8% dos municípios brasileiros possuem secretaria, fundo, conselho ou legislação ambiental. Em 22% não há sequer um departamento de meio ambiente na secretaria municipal de saúde. Isso representa um universo superior a 1.200 municípios.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.