Panorama
 
 
 

MMA PROMOVE DEBATES SOBRE RECURSOS HÍDRICOS NO CERRADO E COMBATE À DESERTIFICAÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Outubro de 2006

Grupo de trabalho do Mercosul discute estratégia de combate à desertificação

09/10/2006 - Gerusa Barbosa - O grupo de trabalho ad hoc de Luta Contra Desertificação e Seca do Mercosul promove reunião em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com o objetivo de discutir e elaborar proposta de estratégia para combate à desertificação na região. Participam do encontro “Representantes do Brasil”, Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Venezuela e Bolívia. O documento, elaborado no evento, será apresentado e debatido na reunião de ministros do Mercosul, prevista para acontecer no final de novembro, em Brasília.

Entre as propostas discutidas pelo grupo de trabalho, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, destacam-se o estabelecimento de metas por parte dos países envolvidos para reduzir a degradação de terras e definição de uma estratégia ampla relacionada com todos os planos nacionais de luta contra a desertificação. "A carta deverá contemplar o compromisso dos países para frear o avanço da degradação do solo", informa o coordenador do grupo de trabalho, José Roberto de Lima, da Coordenação Técnica de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente.

Como parte da programação, nesta terça-feira (10), das 9h às 17h, será realizada sessão aberta ao público com a participação do grupo e dos demais representantes dos países do Mercosul. Na parte da manhã, a professora Dirce Suertegaray, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fará palestra com a temática Degradação dos Solos e Arenização na Região Sul do País. Em seguida, o representante do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Carlos Nobre, falará sobre o Clima. À tarde, será abordada a situação do processo de desertificação nos países integrantes do Mercosul. O evento, que termina quinta-feira (12), acontece no auditório do Ibama/RS (Rua Miguel Teixeira, 126 - Cidade Baixa - Porto Alegre/RS).

MMA promove debate sobre preservação de recursos hídricos no Cerrado

10/10/2006 - A Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente (SRH/MMA) promove, no próximo dia 16, debate com especialistas sobre a produção, o uso e a preservação dos recursos hídricos no Cerrado.

O tema "Potencialidades para Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Irrigada no Cerrado" será abordado pelo consultor da UNESCO e professor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB), Demetrios Christofidis. Ele também atua junto ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e possui estudos que apontam para o potencial de utilização dos recursos hídricos do cerrado na irrigação.

O pesquisador Jorge Enoch Furquim Werneck Lima, irá apresentar palestra sobre "A importância e a situação dos Recursos Hídricos do Cerrado". Lima desenvolve estudos que abrangem a contribuição hídrica do Cerrado para as grandes bacias hidrográficas brasileiras e pesquisa em hidrologia da Embrapa Cerrados.
Para finalizar o debate o pesquisador da Embrapa e professor do Departamento de Ecologia da UnB, José Felipe Ribeiro, discutirá sobre "O uso sustentável do Bioma Cerrado e a Preservação de Bacias Hidrográficas . Ribeiro tem se dedicado a estudos que fundamentam a conservação e recuperação de áreas de proteção permanente, como ecossistemas ripários e recuperação de matas de galeria.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.