Panorama
 
 
 

PRÓ-MAR-DE-DENTRO EM TAPES E DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS EM BENTO GONÇALVES

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Outubro de 2006

Campanha Árvores Nobres distribui mudas em Bento Gonçalves

09/10/2006 - O Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio da Agência Florestal em Nova Prata, participa das comemorações dos 116 anos de emancipação de Bento Gonçalves, levando para o município serrano a Campanha Árvores Nobres. Nesta terça-feira (10), entre 9h e 12h, na praça Walter Galassi, no centro da cidade, serão distribuídas 1.500 mudas das espécies guabiju, cerejeira, angico vermelho, uvaia e ipê amarelo. Junto com as mudas, são distribuídas cartilhas educativas com informações sobre as espécies doadas.

Estarão presentes em Bento Gonçalves, o diretor do Defap, João Paulo Steigleder, e o Agente Florestal da Sema em Nova Prata, que coordena a Campanha Árvores Nobres, Carlos Costella.

A Campanha Árvores Nobres iniciou no ano de 2003 numa parceria entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a empresa de energia RGE. Esta é a 4ª etapa da Campanha que tem 40 mil mudas para serem doadas. Até o ano passado foram distribuídas 94 mil mudas de cedro, caroba, ipê-roxo, louro, grápia e canjerana. O grande objetivo da Campanha é estimular a sociedade a valorizar as árvores nativas e a principal ação consiste na distribuição de mudas de espécies consideradas nobres e raras com o objetivo de aumentar a presença dessas árvores no Rio Grande do Sul, proporcionando benefícios ambientais.

As árvores nativas são aquelas que a natureza gerou e fez evoluir em um determinado ambiente. O fato de as espécies nativas serem naturalmente adaptadas às regiões onde ocorrem é muito importante para o equilíbrio ambiental, pois existem complexas relações dos demais seres vivos com essas árvores. Algumas nativas são consideradas árvores nobres porque a qualidade de sua madeira permite usos variados. Muitas árvores nativas constam da lista das espécies ameaçadas de extinção, pois foram exploradas de forma abusiva no passado em função de diversos benefícios, principalmente econômicos.

Interessados em obter mudas na região da Serra podem fazer contato com o Agente Florestal da Sema em Nova Prata, Carlos Costella, pelo telefone 54.3242-2411.

Seminário do Pró-Mar-de-Dentro lança Carta para fortalecer ações do Programa

11/10/2006 - “O fato mais importante que vem acompanhando a evolução do Programa Pró-Mar-de-Dentro é o envolvimento da União, Estado e Municípios. Estamos reaprendendo que o somatório de esforços nos leva a resultados em um tempo menor.” A declaração foi feita pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Claudio Dilda, no II Seminário do Programa Pró-Mar-de-Dentro, ocorrido na terça-feira (10), em Tapes, com o tema Gestão Ambiental Compartilhada para o Desenvolvimento. Dilda ainda afirmou que a gestão ambiental, apesar de recente, já mostrou avanços, mas ainda tem muito a fazer. “O Pró-Mar-de-Dentro vem contribuindo para a proposta de gestão compartilhada, evitando a fragmentação de ações na área ambiental, e se constituindo como um programa permanente, ou seja, um programa de Estado e não apenas de governo,” enfatizou o secretário do Meio Ambiente.

No Seminário foi redigida, lida e assinada a Carta do Mar-de-Dentro que será encaminhada ao Governador Germano Rigotto. O documento busca o fortalecimento e manutenção do Programa, que tem ações voltadas para 50 municípios, quase todos na Metade Sul. Entre as ações propostas na Carta estão a institucionalização da secretaria executiva do Programa e sua estruturação física, funcional e orçamentária, a reativação do Conselho Diretor, a criação do Comitê Consultivo e a previsão e garantia de recursos orçamentários do Fundo de Recursos Hídricos para a execução de projetos.

Durante do Seminário foram instalados o Grupo de Gestores Municipais de Meio Ambiente do Pró-Mar-de-Dentro, criado neste ano por portaria da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), e o Comitê Gestor da Laguna dos Patos, criado por resolução do Conselho Estadual de Recursos Hídricos. A criação do grupo de Gestores de Meio Ambiente foi destacado pela coordenadora do Pró-Mar-de-Dentro, Maria Elisabete Ferreira, como um dos resultados positivos da trajetória do programa no contexto da gestão ambiental compartilhada.

No evento também foi assinado o termo aditivo ao protocolo de intenções entre a Sema, o Fundo de Recursos Hídricos, a Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Fundação de Apoio à Universidade do Rio Grande (FAURG).

A programação ainda contemplou a apresentação do Plano Compartilhado de Ações entre União, Estado e Municípios para o Controle do Mexilhão Dourado. O representante do Superintendente Estadual do Ibama no RS, Fábio Faraco, afirmou que o órgão, em conjunto com a Sema, está implementando ações para monitoramento e prevenção do molusco originário da Ásia.

As palestras e painéis do Seminário trataram sobre a trajetória da gestão ambiental compartilhada do Pró-Mar-de-Dentro, planejamento ambiental, gestão ambiental local, balneabilidade e zoneamento ambiental para a silvicultura. Também foram apresentados projetos desenvolvidos na área de abrangência do Programa: sensibilização e capacitação de gestores, educadores e comunidade de escolas municipais de Turuçu; estudo do comportamento hidrodinâmico do canal de São Gonçalo e geotecnologias para o desenvolvimento regional na área do Pró-Mar-de-Dentro.

A realização do evento foi da Sema, por meio do Pró-Mar-de-Dentro, com apoio da prefeitura de Tapes e do Ibama.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.